Pular para o conteúdo principal

Revelação (Apocalipse 1)

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João, seu servo
(Apocalipse 1:1)


Revelação é a comunicação de Deus com o homem (GEE "Revelação"). Todo livro de Apocalipse é na verdade uma comunicação sagrada, dada por ministração angelical, teofanias e dons espirituais, a João, apóstolo de Jesus Cristo - o qual a recebeu enquanto isolado na ilha de Patmos. O termo "Apocalipse" deriva de uma palavra grega que significa "revelado" ou"descoberto", por isso, em inglês, por exemplo, o nome do livro é Revelation (Revelação).

O propósito do livro de Apocalipse é bem claro. Logo de inicio João esclarece que o livro foi escrito para mostrar aos servos de Deus as coisas que brevemente deveriam acontecer (Apocalipse 1:1). É também propósito de João, testificar a respeito de seu Senhor e Salvador, Jesus Cristo, de quem ele era testemunha pessoal e ocular. Podemos até dizer que o livro de Apocalipse é uma síntese dos atos do Senhor Jesus Cristo para com os homens em toda a História Humana - com ênfase especial nos últimos dias.

Antes de adentrar no estudo do livro de Apocalipse propriamente, investigando a revelação de João, devemos esclarecer mais adequadamente o que vem a ser Revelação e depois falar um pouco sobre quem era João.

Revelação, como mencionei acima, é a comunicação sagrada de Deus com seus filhos.

A revelação ocorre de forma diversificada. Ela pode vir por meio de sonho – como José do Egito, que na juventude sonhou que um dia salvaria sua família (Gênesis 37:5-11); visão – como a Leí, que aprendeu sobre a Árvore da Vida (1 Néfi 8); por ministração angelical, como o Rei Benjamim, que aprendeu sobre o sacrifício de Cristo (Mosias 2:2-4); por uma voz divina, como a João Batista após batizar o Salvador (Mateus 3:17); por uma ideia na mente, como Enos ao orar no bosque para obter perdão (Enos 1:10); ou ainda como um sentimento, como Samuel, o Lamanita, ao declarar ao povo iníquo tudo que o Senhor lhe pusera no coração (Helamã 13:4-5). Todos nós podemos experimentar a revelação. A forma mais comum de revelação, sem dúvida, é a impressão que temos na mente e no coração – uma ideia clara que é confirmada por um sentimento de paz. Como o Senhor disse:
“Eis que te falarei em tua mente e me teu coração, pelo Espírito Santo que vira sobre ti e que habitará em teu coração. Ora eis que este é o espírito de revelação.” (D&C 8:2)

Nessa escritura aprendemos que o Espírito é vital para revelação (Morôni 10:3-5). E que esse Espírito habita em nosso coração – o coração é símbolo da vontade e disposição do homem (GEE "Coração"). O que significa que se nossa vontade e disposição estiverem direcionadas para as coisas de Deus, convidaremos o Espírito a revelar-nos as verdades que o Pai deseja que aprendamos por meio de sentimentos e ideias.

As revelações, novamente, vêm comumente numa voz suave e mansa (II Reis 19:12). Certamente a "voz de trovão" é sentida mais pelos iníquos do que pelos justos. O Senhor não se agrada dos que precisam ser compelidos com fortes revelações para agir justamente (D&C 58:26). Mas por amar os pecadores às vezes revela-se de modo mais drástico a eles (1 Néfi 17:45). O Espírito, contudo, não luta para sempre com o homem, e se a revelação for vez após vez recusada, advirá rápida destruição (2 Néfi 26:11).

Para recebermos revelação devemos pedi-la em oração (Alma 37:37). Os requisitos para a recebermos são: fé em Jesus Cristo, real intenção e coração sincero (Morôni 10:4-5). Algumas perguntas e desejos não poderão ser respondidos e atendidos no tempo que julgamos ser o melhor - isso, porém, será para o nosso bem (D&C 88:64). Mas Deus sempre ouve as orações e sempre as responde, no devido tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic