Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João, seu servo
(Apocalipse 1:1)
Zebedeu, um judeu, teve dois filhos muito conhecidos por toda cristandade. Eles foram chamados de Boanerges pelo Salvador, que significa filhos do trovão[1] (Marcos 3:17). O primeiro é Jacó, que por conveniência das (más) traduções, chegou até nós como Tiago (forma grega do hebraico Jacó). E o segundo é João. O nome de João significa "dom de Jeová". Esse João junto com seu irmão Tiago foram escolhidos para servirem no primeiro Quórum de Doze Apóstolos, formado pelo Senhor enquanto estava na mortalidade (Mateus 12:1-5). Mais tarde os dois irmãos, junto com Pedro formaram o Quórum da Primeira Presidência da Igreja Primitiva[2].
João e Tiago eram pescadores e tal como Pedro e André deixaram suas redes para seguirem o Salvador, e tornarem-se pescadores de homens (Mateus 4:18-22). Talvez João fosse o mais jovem do grupo de Apóstolos. Ele é frequentemente retratado na tradição e nas pinturas antigas como um rapaz sem barba, enquanto os outros apóstolos são homens maduros e barbados. Além disso ele esta sempre do lado do Senhor. Ele é conhecido como João, o Amado - não só para distingui-lo de João Batista, a quem ele seguia fielmente antes de encontrar o Cristo, mas indicando uma amizade profunda entre o servo e o seu Senhor[3] (João 13:23; 19:26; 20:2; 21:20).
João também é conhecido como João, o Teólogo; ou João, o Revelador. Isso porque o livro de Apocalipse é de sua autoria. Além do Evangelho que leva seu nome[4], João também escreveu três breves epistolas que estão na parte final do Novo Testamento[5].
A mãe de Tiago e João estava junto a seus filhos quando esses solicitaram a Jesus que lhes fosse permitido um lugar ao lado do Senhor. Seu pedido impulsivo e ousado, movido por um sincero desejo, foi brandamente reprovado - possibilitando o Senhor ensinar preciosas lições sobre humildade, verdadeira grandeza e seu chamado divino (Mateus 20:20-28, Marcos 10:35-41).
João esteve presente em vários eventos privilegiados com o Senhor Jesus Cristo - por exemplo, era um dos três mortais no Monte da Transfiguração com o Salvador (Mateus 17:1-2).
Como bem observa o Élder James E. Talmage, João "foi o primeiro a reconhecer o Senhor ressuscitado nas praias da Galiléia e recebeu de seu lábios imortais a esperança de que seu desejo seria atendido, continuando na carne para ministrar aos homens até que o Cristo retornasse em Sua glória" ("Os Doze Escolhidos", Jesus, o Cristo, pg.215).
João viu todos os seus amigos e familiares morrerem. Alguns, inclusive, morreram de maneira brutal, dando a vida pela Verdade[6]. João ficou na terra sozinho. Ele não morreu. Talvez tenha sido retirado da presença dos homens, e se escondido - pois a Terra mergulhou numa Apostasia profunda, e ele foi proibido de pregar.
Em nossa dispensação, porém, João continua seu ministério. Ele participou diretamente da Restauração do Sacerdócio e continuou e continua a divulgar o evangelho (ver "Apocalipse 10:11 - a autoridade e missão de João e como ele cumpriu e esta cumprindo sua responsabilidade", pg. 263).
__________
NOTAS
[1] O Élder James E. Talmage sugeriu que Tiago e João receberam esse título "possivelmente referindo-se ao zelo que desenvolveram em seu serviço e que, na verdade, às vezes precisava ser refreado, como na ocasião em que desejavam chamar fogo dos céus para destruir os aldeões samaritanos, que haviam recusado hospitalidade ao Mestre (Lucas 9:54) ("Os Doze Escolhidos", Jesus, o Cristo, pg.215).
[2] (Ver John W. Taylor, Collected Discourses, Brian H. Stuy, org. 5 vols., 1987–1992, 4:256.)
[3] Prova da grande confiança que Cristo depositava em João é atestada pelo fato que, pendurado na cruz, Ele incumbiu João de cuidar de Maria - a mãe do Senhor (João 19:20-27).
[4] João escreveu "O Evangelho Segundo João", o quarto livro do Novo Testamento. O Manual do Aluno de Seminário do Novo Testamento, assim apresenta o Evangelho de João: "Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas contam muitas das mesmas histórias e seguem basicamente a mesma ordem e padrão. Na maior parte, eles contam o que Jesus fez na Galiléia, mas o evangelho de João inclui muitas histórias diferentes e conta muito mais a respeito do que Jesus fez na Judéia e em Jerusalém. Seguem-se alguns dos ensinamentos e experiências de Jesus que só se encontram em João: O Jesus pré-mortal (ver João 1); Ocasiões em que Jesus testificou a certas pessoas quem Ele, realmente era (ver João 3–4, 8); Jesus é o Pão da Vida e a Água Viva (ver João 6–7); Jesus chama Lázaro de entre os mortos (ver João 11); A lavagem dos pés dos Apóstolos (ver João 13); Ensinamentos a respeito do Espírito Santo (ver João 14–15); A oração de Jesus por Seus Apóstolos (ver João 17); O encargo que Jesus dá a Pedro de “apascentar as Suas ovelhas” (ver João 21)" ("João, um Evangelho Especial"pg. 75).
[5] "É provável que o Apóstolo João (...) tenha escrito essas cartas entre os anos 70 e 100 d. C. Na época, a Igreja estava enfrentando duas dificuldades graves: Os inimigos que não pertenciam à Igreja perseguiam os membros e as pessoas que ensinavam falsidades dentro da Igreja estavam desafiando os líderes e incentivando muitos membros a caírem em apostasia" (Manual do Aluno de Seminário do Novo Testamento, "As Três Epístolas de João"pg. 75).
[6] Tiago, seu irmão, foi decapitado por ordem de Herodes Agripa (Atos 12:1-2).
[1] O Élder James E. Talmage sugeriu que Tiago e João receberam esse título "possivelmente referindo-se ao zelo que desenvolveram em seu serviço e que, na verdade, às vezes precisava ser refreado, como na ocasião em que desejavam chamar fogo dos céus para destruir os aldeões samaritanos, que haviam recusado hospitalidade ao Mestre (Lucas 9:54) ("Os Doze Escolhidos", Jesus, o Cristo, pg.215).
[2] (Ver John W. Taylor, Collected Discourses, Brian H. Stuy, org. 5 vols., 1987–1992, 4:256.)
[3] Prova da grande confiança que Cristo depositava em João é atestada pelo fato que, pendurado na cruz, Ele incumbiu João de cuidar de Maria - a mãe do Senhor (João 19:20-27).
[4] João escreveu "O Evangelho Segundo João", o quarto livro do Novo Testamento. O Manual do Aluno de Seminário do Novo Testamento, assim apresenta o Evangelho de João: "Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas contam muitas das mesmas histórias e seguem basicamente a mesma ordem e padrão. Na maior parte, eles contam o que Jesus fez na Galiléia, mas o evangelho de João inclui muitas histórias diferentes e conta muito mais a respeito do que Jesus fez na Judéia e em Jerusalém. Seguem-se alguns dos ensinamentos e experiências de Jesus que só se encontram em João: O Jesus pré-mortal (ver João 1); Ocasiões em que Jesus testificou a certas pessoas quem Ele, realmente era (ver João 3–4, 8); Jesus é o Pão da Vida e a Água Viva (ver João 6–7); Jesus chama Lázaro de entre os mortos (ver João 11); A lavagem dos pés dos Apóstolos (ver João 13); Ensinamentos a respeito do Espírito Santo (ver João 14–15); A oração de Jesus por Seus Apóstolos (ver João 17); O encargo que Jesus dá a Pedro de “apascentar as Suas ovelhas” (ver João 21)" ("João, um Evangelho Especial"pg. 75).
[5] "É provável que o Apóstolo João (...) tenha escrito essas cartas entre os anos 70 e 100 d. C. Na época, a Igreja estava enfrentando duas dificuldades graves: Os inimigos que não pertenciam à Igreja perseguiam os membros e as pessoas que ensinavam falsidades dentro da Igreja estavam desafiando os líderes e incentivando muitos membros a caírem em apostasia" (Manual do Aluno de Seminário do Novo Testamento, "As Três Epístolas de João"pg. 75).
[6] Tiago, seu irmão, foi decapitado por ordem de Herodes Agripa (Atos 12:1-2).
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