Pular para o conteúdo principal

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3)

A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação. Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra.


A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3].

A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra (D&C 88:6–13). Ela também ajuda as pessoas a entenderem a verdade do evangelho e serve para colocá-las no caminho do evangelho que leva à salvação (Jo. 3:19–21; 12:46;Al. 26:1532:35D&C 93:28–29, 31–32, 40, 42).” (GEE “Luz de Cristo”)

Essa energia “espiritual” é mais intensa, mais poderosa, mais penetrante e mais sublime que a luz que conhecemos com nossos olhos mortais.

_____________________

NOTAS

[1] Na Física há basicamente duas fontes de luz: luz primária (são corpos que emitem luz própria, como por exemplo, o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, uma lâmpada acesa, etc.) e luz secundária (enviam a luz que recebem de outras fontes, como por exemplo, a Lua, os planetas, as nuvens, os objetos visíveis que não têm luz própria). A Luz de Deus, porém, é a verdadeira fonte primária dos corpos que emitem e refletem luz. É mais: pois é a fonte de toda verdade e vida. Veja: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Fundamentos/luz.php

[2] D&C 88:7-13 ensina que a Luz de Cristo “está em todas as coisas”, “dá vida a todas as coisas”, “é a lei pela qual todas as coisas são governadas”. Tal luz é o próprio “poder de Deus” que “está no sol e é a luz do sol e o poder pelo qual foi feito”, “também ele está na lua e é a luz da lua e o poder pelo qual foi feita”, “também a luz das estrelas e o poder pelo qual foram feitas”, “também a Terra e seu poder, sim, a Terra sobre a qual [estamos]”. Essa luz “ilumina [nossos] olhos; e é a mesma luz que vivifica [nosso] entendimento”. É a luz “que procede da presença de Deus para encher a imensidade do espaço”.

[3] Isaías disse que quando Israel fosse redimida ela se levantaria em resplendor, porque lhe adviria à luz da glória de Deus (Isaías 60:1), fazendo com que os gentios fossem influenciados por esse poder (Isaías 60:3) e possibilitando a coligação derradeira (Isaías 60:4-18). Nesta época, que será o inicio da era milenal, a “luz perpetua” de Deus substituiria até mesmo o esplendor e a necessidade da luz do o sol, da lua e das estrelas (Isaias 60:19-20). João também falou sobre uma ocasião futura, onde a Terra seria transformada em um lugar de glória celestial: “E a cidade [Nova Jerusalém] não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.” (Apocalipse 21:23-25)

[4] “A consciência é uma manifestação da Luz de Cristo que nos permite distinguir o bem do mal. O Profeta Mórmon ensinou: “Pois eis que o Espírito de Cristo é concedido a todos os homens, para que eles possam distinguir o bem do mal; portanto vos mostro o modo de julgar; pois tudo o que impele à prática do bem e persuade a crer em Cristo é enviado pelo poder e dom de Cristo; por conseguinte podeis saber, com um conhecimento perfeito, que é de Deus. (…) E agora, meus irmãos, vendo que conheceis a luz pela qual podeis julgar, luz essa que é a luz de Cristo, tende cuidado para não julgardes erradamente; porque com o mesmo juízo com que julgardes, sereis também julgados” (Morôni 7:16, 18).” (Tópicos do Evangelho “Luz de Cristo”)

_____________________

Para saber mais sobre a Luz de Cristo esses são ótimos discursos:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic