Pular para o conteúdo principal

O lenço de Cristo

Por Pericles Wendt

Muitas pessoas ainda não sabem,mas o sétimo versículo do capitulo vinte de João no novo testamento da Bíblia revela uma das mensagens mais importantes que O Salvador nos deixou em sua passagem terrena. Mas,o que há de tão importante neste versículo? Como interpretar o significado desta escritura?


"E que o lenço,que tinha estado sobre sua cabeça,não estava com os lençóis,mas enrolado num lugar a parte" (João 20:7)

Para se compreender o significado ou a "mensagem" que contém nesta passagem bíblica é necessário ligar o contexto histórico com a tradição hebraica da época.

Após o sacrifício expiatório de Cristo no Jardim do Getsêmani e na cruz do Calvário em Gólgota, Seu corpo havia passado pela morte física e,a partir daquele momento se iniciaram os preparativos para levá lo ao sepulcro.


"Tomaram,pois,o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias,como é de costume dos judeus,na preparação para o sepulcro." (João 19:40)


No primeiro dia da semana,Maria Madalena foi ao sepulcro e notou que a pedra da entrada havia sido removida,e correu alertar os discípulos.Simão e um outro foram os primeiros a chegar e,entrando os dois no local observaram que os lençóis que estavam envoltos no corpo do Salvador estavam no chão e,o que é relatado na escritura:


"E que o lenço,que tinha estado sobre sua cabeça,não estava com os lençóis,mas enrolado num lugar a parte." (João 20:7)


Na tradição hebraica/judaica os amos eram servidos pelos seus servos da exata maneira como desejavam e, depois, o servo se retirava do campo de visão do seu senhor, ficando então proibido de tornar a tocar a mesa até que a refeição estivesse encerrada. Ao fim das refeições os Amos levantam, pegavam o lenço que ficava ao lado do prato, limpavam as mãos e a boca, embolavam o lenço e o jogavam por cima da mesa. O lenço embolado e jogado significava que seu servo poderia então novamente voltar a mesa e retirar os utensílios usados na refeição, ou em outras palavras, a refeição estava completa. No entanto, se o Amo se ausentasse da mesa e o servo notasse que o lenço estava enrolado ou dobrado o servo ainda estava proibido de voltar a mesa, significando que seu Amo se ausentou do local, mas ainda não acabara e retornaria para terminar o seu feito, ou, em outras palavras significa "eu voltarei!".

Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos e deixou o sepulcro com o lenço que cobria seu rosto enrolado num lugar a parte. A mensagem deixada foi a de que Cristo ainda não terminou seu trabalho, e que nós, seus servos tornaremos a vê-lo. Este foi um dos sinais deixados pelo Salvador mostrando que haverá a Sua segunda vinda. Traduzindo em palavras, é O Próprio Filho de Deus dizendo:
"Eu voltarei!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic