Pular para o conteúdo principal

A Criação (Gênesis 1-2) - parte K (Façamos)

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou. (Gênesis 1:26-27)

Façamos. Essa passagem de escritura revela que, pelo menos na criação do homem Deus não estava sozinho, afinal o concordância traz propositalmente "façamos" e "nossa". Sobre isso, as passagens da Pérola de Grande Valor nos ajudam no entendimento: 

"E eu, Deus, disse ao meu Unigênito, que estava comigo desde o princípio: Façamos o homem a nossa imagem, segundo nossa semelhança; e assim foi. E eu, Deus, disse: Que eles tenham domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do ar e sobre o gado e sobre toda a terra e sobre toda coisa rastejante que rasteja sobre a Terra. E eu, Deus, criei o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os." (Moisés 2:26-27, itálicos adicionados)

"E os Deuses aconselharam-se entre si e disseram: Desçamos e formemos o homem a nossa imagem, segundo nossa semelhança; e dar-lhe-emos domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do ar e sobre o gado e sobre toda a Terra e sobre todas as coisas que rastejam sobre a Terra. Então os Deuses desceram para organizar o homem a sua própria imagem, para formá-lo à imagem dos Deuses, para formá-los, homem e mulher." (Abraão 3:26-27, itálicos adicionados)

"Sabemos que Jeová-Cristo, auxiliado por "muitos nobres e grandes" (Abraão 3:22), dentre os quais Miguel é apenas um exemplo, realmente criou a Terra e todas as formas de vida vegetal e animal que existem em sua superfície. Porém, quando chegou o momento de colocar o homem neste planeta, houve uma substituição de Criadores . Isto é, o próprio Pai se envolveu pessoalmente. Todas as coisas foram criadas pelo Filho, usando o poder delegado pelo Pai, exceto o homem. Tanto no espírito como na carne, o homem foi criado pelo Pai . Não houve delegação de poder no que concerne à criação do homem." (Bruce R. McConkie, The Promised Messiah, p. 62)


Semelhança de Deus. Novamente, graças as escrituras da Pérola de Grande Valor, aprendemos que ele criou "o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os" (Moisés 2:27, itálicos adicionados). "Então os Deuses desceram para organizar o homem a sua própria imagem, para formá-lo à imagem dos Deuses" (Abraão 3:26-27, itálicos adicionados).

E também: "E esse era o livro das gerações de Adão e dizia: No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. À imagem de seu próprio corpo, homem e mulher,criou-os; e abençoou-os e chamou seu nome Adão, no dia em que foram criados e se tornaram almas viventes na terra, sobre o escabelo de Deus" (Moisés 6:8-9)

O Elder L. Grand Richards disse: "A simples história relatada pelo profeta Joseph Smith, e sua entrevista com Pai e Filho, torna fácil compreender os ensinamentos da Bíblia quanto a este importante assunto [da Personalidade do Pai e do Filho]. (...)
Têm sido feitas tentativas para explicar que essa criação foi feita somente a imagem espiritual e semelhança de Deus, mas após ler a simples palavras de Joseph Smith [em sua teofania, conhecida como Primeira Visão] pergunta-se como um historiador poderia ter feito uma declaração mais clara e compreensível sobre o que é efetivamente aconteceu na criação do homem, especialmente ao se ler: "E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete" (Gênesis 5:3)
Joseph Smith verificou que era feito tão literalmente à imagem e semelhança de Deus e Jesus Cristo, como Sete era a imagem e semelhança de seu pai Adão." (Uma Obra Maravilhosa e um Assombro, pg. 15)

O Presidente Brigham Young declarou: "O homem foi criado à imagem de seu Criador (...) do qual é a exata semelhança, tendo , como ele, olhos, testa, sobrancelhas , nariz, faces, boca, queixo e orelhas, exatamente como nosso Pai Celestial." (Citado por Ludlow, em Latter-day Prophets Speak, pg. 278)

Embora o Presidente Young s e referisse a o homem, esse termo se aplica também à mulher. Os profetas modernos pronunciaram-se a respeito da existência de uma mãe celestial. A Primeira Presidência (Joseph F. Smith , John R. Winder e Anthon H. Lund) confirmaram esta doutrina
em 1908 , com as seguintes palavras: "Todos os homens e mulheres são à semelhança do Pai e Mãe universal, e são literalmente filhos e filhas da Deidade." (Citado por Clark, Messages of the First Presidency, Vol . 4, pg. 203).

O Elder Joseph Fielding Smith , após citar Gênesis 1 :26-27, declarou também: "Não é incorreto crer que os espíritos femininos foram criados à imagem de uma 'Mãe Celestial'." (Answers to Gospel Questions, Vol. 3 , pg. 144)

Domínio. Deus deu ao homem e a mulher domínio sobre a Terra.

"O Élder Joseph Fielding Smith, quando era membro do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu que ter “domínio” significa ter responsabilidade. (Ver The Way to Perfection, 6ª ed., 1946, p. 221.) Ter domínio sobre todas as coisas vivas é uma responsabilidade sagrada que não deve ser exercida de maneira inadequada. (Ver D&C 49:19–21; 59:17–20; 104:13–18; 121:39–46.)" (Manual do Aluno do Curso da Pérola de Grande Valor, pg. 8)

O Élder Sterling W. Sill, quando era assistente do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Uma das mensagens mais inspiradoras de todas as sagradas escrituras é a história do sexto dia da criação, quando Deus fez o homem à Sua própria imagem. Ele também lhe concedeu uma série de Seus próprios atributos. Então, como o ponto culminante da criação, Deus deu ao homem domínio sobre todas as outras coisas da Terra, inclusive sobre si próprio. O dicionário define “domínio” como controle ou poder de governar. A parte mais importante do domínio dado ao homem é o autodomínio”. (Conference Report, outubro de 1963, pg. 77–78.)

Mas esse termo "domínio" pode significar mais do que responsabilidade e controle sobre a Terra e demais criações. Aprendemos na Perola de Grande Valor que Adão recebeu o Sacerdócio, que é o poder e Autoridade de Deus (Moisés 6:67).

"O Sacerdócio foi dado primeiramente a Adão; a ele se deu a Primeira Presidência, e teve as suas chaves de geração em geração . Recebeu-o no início , antes de ser formado o mundo, como está registrado em Gênesis 1:26-28 . Foi-lhe dado domínio sobre todo ser vivente . Ele é Miguel, o Arcanjo , de quem se fala nas Escrituras." (Smith , Ensinamentos, pg. 153).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic