Pular para o conteúdo principal

Introdução ao Livro de Gênesis

O livro de Gênesis é o primeiro livro da Bíblia. É o primeiro do Pentateuco (os Cinco Livros escritos por Moisés). Este livro peculiar abrange milhares de anos da história da Terra e os vários temas religiosos, que são comuns a muitas religiões. A palavra “Gênesis” vem do grego e significa “origem”, “começo”, “nascimento” ou “inicio”. Verdadeiramente é um livro que trata de inícios. Fala-se da criação da Terra, do começo da vida humana neste planeta, da introdução do Evangelho entre os homens, do novo convênio firmado com Adão, e renovado com Enoque, Noé e Abraão, Isaque e Jacó.


O livro é dividido em 50 capítulos – os quais, didaticamente, são distribuídos em oito temas:

1. Gênesis 1-2 – A Criação
2. Gênesis 3 – A Queda de Adão e Eva
3. Gênesis 4-5 – História da primeira família
4. Gênesis 6-10 – A história de Noé e do Dilúvio
5. Gênesis 11 – A Torre de Babel
6. Gênesis 12-25 – A vida de Abraão
7. Gênesis 26-36 – A história de Isaque/Jacó
8. Gênesis 37-50 – José do Egito

O livro de Gênesis contém doutrinas fundamentais para os Santos dos Últimos Dias, que são corroboradas por passagens de outras obras-padrão. Na realidade, as outras obras-padrão (demais livros do Velho Testamento, O Novo Testamento, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor) e as palavras dos profetas modernos ajudam-nos a compreender o significado dos versículos de Gênesis. Alguns versículos são figurativos – e outros literais. O Élder Bruce R. McConkie disse que diferenciar devidamente passagens literais das figurativas “é difícil”, pois “exige considerável experiência e discernimento(...). De modo geral, estaremos mais seguros se considerarmos as coisas literalmente, embora as escrituras estejam repletas de temas figurativos.”

Em seguida, ele exemplificou o que é literal e o que é figurativo citando relatos do livro de Gênesis e de outras escrituras:

“Ocorrências literais incluem falar com Deus face a face, como um homem conversa com seu amigo; o homem ter sido criado à imagem de Deus, tanto física quanto espiritualmente; a vinda de Cristo como Unigênito na carne; o próprio Senhor Jesus habitando na Sião de Enoque; Seu reino pessoal durante o Milênio; a ressurreição de todos os homens com um corpo físico de carne e ossos; etc.
Temas figurativos incluem Enoque andando com Deus; o Senhor Jeová habitando com a antiga Israel; Cristo sendo o pão vivo que desceu do céu; comer Seu corpo e beber Seu sangue na ordenança do sacramento, e assim por diante.” (“A Bíblia, um livro selado”, Suplemento, Simpósio sobre o Novo Testamento, 1984, pg. 1–7).

Outro ponto importante para compreender o livro de Gênesis é entender a finalidade do escrito. Como os outros livros de escrituras sagradas, Gênesis foi escrito para que (1) acreditássemos em Deus, o Pai e em Deus, o Filho, (2) para nosso proveito e instrução, (3) para que adquiríssemos conhecimento sobre nossos antepassados, (4) para ampliar nossa memória, (5) para adquirirmos conhecimento que nos guiará a vida eterna (1 Néfi 19:23, Alma 37:8, 2 Timóteo 3:16, João 5:39). Gênesis, em especifico, fala da Criação e da Queda – dois dos três pilares do Plano Eterno de Deus. Sem compreender a Criação e a Queda não compreendemos corretamente o sacrifício de Jesus Cristo [1] . Gênesis também fala sobre o amor de Deus durante o dilúvio, a importância dos convênios ilustrada pela história de Abraão e a salvação espiritual e física exemplificada pela história de José do Egito.

Cristãos, Muçulmanos, Judeus e algumas outras religiões aceitam o livro de Gênesis como relato sagrado e obra inaugural das sagradas escrituras. É, portanto, extremamente adequado começar um estudo teológico aprofundado a partir dele. Lembramos, porém, que neste intento, como mencionado na introdução, é preciso buscar o mesmo espírito de profecia e revelação que os profetas e santos do passado tiveram ao produzir os textos sacros. Quando fizermos isso vamos nos regozijar, assim como Leí (1 Néfi 5:11), e perceber que as palavras neles contidas são “de grande valor; sim de tão grande valor que [poderemos] preservar os mandamentos do Senhor para nosso filhos” (1 Néfi 5:21). Gênesis poderá servir de convite para que nos arrependamos e sejamos levados a “conhecer o Senhor Deus e a [regozijar-se] em Jesus Cristo, seu Redentor” (Alma 37:9).

_________________

[1] “O plano exigia a Criação, e isso por sua vez exigia a Queda e a Expiação. Esses são os três componentes fundamentais do plano. A criação de um planeta paradisíaco veio de Deus. A mortalidade e a morte foram introduzidas no mundo pela Queda de Adão. A imortalidade e a possibilidade de alcançarmos a vida eterna foram proporcionadas pela Expiação de Jesus Cristo.” (Russell M. Nelson, “A Criação”, Conferência Geral, Abril de 2000; www.lds.org/general-conference/sessions/2000/04)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic