Pular para o conteúdo principal

Alguém Já Viu Deus?

Texto: ADRIANO DE JESUS


Há bem poucos registros de ocasiões em que Deus, o Pai, se manifestou ao homem ou falou com ele. No mundo religioso de forma geral, há bastante divergência quanto a este ponto. Os santos dos últimos dias, porém, são categóricos ao afirmar que sim, Deus já foi visto pelo homem, os céus não estão cerrados e que aos que se purificam diante d’Ele, Deus as vezes concede o privilégio de receber sua presença.


Adão e Eva

O primeiro registro da comunicação de Deus com o homem (na esfera terrestre) se encontra no Gênesis; trata-se da criação de Adão e Eva, nossos pais terrenos. A análise desse primeiro registro pode expandir um pouco nossa compreensão da realidade das manifestações de Deus ao homem. Lemos o seguinte:

“ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a...” [1].

Este relato feito pelo grande legislador e profeta Moisés, embora nos dê muitas informações sobre a criação de Adão e Eva, não nos fornece os pormenores de como se deu a interação de Deus com eles. Por exemplo: Será que Deus se ocultava numa nuvem ao interagir com eles, fazia-os apenas ouvirem sua voz ou lhes falava claramente, face a face e não por enigmas, de modo que eles pudessem ver que foram criados à imagem e semelhança de Deus?

Essas são apenas algumas perguntas que podem ser feitas a respeito. No entanto, não há motivos claros para crer que Deus tenha se ocultado do homem antes da queda, ocasionada pela ingestão do fruto da “árvore do conhecimento do bem e do mal”, fruto esse que lhes foi proibida ingestão, pois morreriam se o comessem. Por terem comido do fruto, Adão e Eva tornaram-se mortais e foram expulsos do Jardim do Éden. Agora eles estavam física e espiritualmente afastados da presença de Deus devido a sua transgressão. As escrituras afirmam que nada impuro pode habitar na presença de Deus [2], então por que supor que antes de se tornarem carnais, mortais e decaídos, Deus tenha se ocultado fisicamente de Adão e Eva, visto que não conheciam o bem e o mal, ou seja, estavam “num estado de inocência, não sentindo alegria por não conhecerem a miséria; não fazendo o bem por não conhecerem o pecado”? [3]. Podemos crer sem embaraços que Adão e Eva estavam na presença de Deus enquanto no Jardim do Éden, falavam e caminhavam com Ele. Após comerem do fruto proibido eles perderam esse privilégio.


Moisés

Certa vez Arão e Miriã maldisseram a Moisés, pois tinha se casado com uma certa mulher “cusita”. Disseram ainda: “Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? (...).

“E logo o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então o Senhor desceu na coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã e ambos saíram. E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.

Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor...” [4].

Esta passagem nos leva a crer que Moisés, de fato, falara com Deus, o Pai, e via sua semelhança. No entanto, o Deus que se manifestava a Moisés e com quem falava face a face como qualquer fala com seu amigo era Jeová, nome pelo qual o Salvador Jesus Cristo era conhecido na vida pré-mortal [5].

Paulo confirma isso ao se referir aos israelitas de outrora, quando diz: “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” [6].


Leí

Leí, o profeta do Livro de Mórmon, pouco antes de sair de Jerusalém teve uma segunda visão enquanto estava em sua casa, na sua cama, dominado pelo Espírito e pelas coisas que já havia visto. Néfi relata: “E estando desta maneira dominado pelo Espírito, foi arrebatado em uma visão e viu os céus abertos e pensou ter visto Deus sentado em seu trono, rodeado de inumeráveis multidões de anjos, na atitude de cantar e louvar a seu Deus” [7].

É interessante a colocação da palavra “pensou” nesta passagem da versão portuguesa do Livro de Mórmon e “thought” em inglês. Esta colocação sugere mais a formulação de ideias e conclusões diante de algo que ele, Leí, estava vendo, pois fora arrebatado em uma visão, do que uma simples imaginação que dispensa um arrebatamento como o de Leí para se ter. Portanto, é adequado dizer que Leí teve uma visão de Deus e, em sua mente formulou e concluiu a ideia de tê-lo visto, podendo ele ou mesmo Néfi dizer: “...Pensou ter visto Deus...”.


Estevão

Lucas se refere a Estevão como homem cheio de fé e do Espírito Santo. Ele fora um dos sete Diáconos escolhidos para cuidar dos assuntos temporais, incluindo a causa das viúvas que eram desprezadas no ministério cotidiano. Este mesmo Estevão, pouco antes de sofrer a morte de um mártir, “estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus” [8].


Joseph Smith, O Profeta da Restauração

Foi numa bela e clara manhã de primavera do ano de 1820 que Joseph Smith, um jovem com 14 pra quinze anos orou num bosque em busca de respostas. Nesta ocasião, Deus, o Pai e Seu Filho Jesus Cristo lhe apareceram e falaram com ele, responderam suas perguntas e Joseph nunca mais foi o mesmo [9].

Por intermédio de Joseph Smith recebemos a seguinte revelação: “O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós” [10]. Jamais algo como o que podemos ler nesta revelação fora dito durante o período compreendido como “A Grande Apostasia”. O que podemos concluir é que somente alguém que tenha visto Deus e tenha conversado com Ele poderia ser capaz de fazer tal declaração.


Uma Escritura Mal Compreendida

O Élder Boyd K. Packer (atual presidente do Quórum dos Doze) ensinou o seguinte: “Todo versículo, seja ele muito citado ou não, deve ser comparado com outros versículos. As escrituras contêm ensinamentos complementares e esclarecedores que proporcionam um conhecimento equilibrado da verdade”[11].

Se seguirmos o conselho do Presidente Packer e tivermos o auxilio do Espírito Santo aquilo que outrora nos pareceu obscuro e difícil de compreender pode tornar-se perfeitamente compreensível.

Lemos o seguinte no primeiro capitulo do livro de João, o amado: “Deus nunca foi visto por alguém...” [12]. Embora a escritura acima afirme que Deus nunca foi visto por alguém, podemos ver pelo que já mostrado até aqui que as coisas não são bem assim.

Joseph Smith ensinou, entretanto, que o Pai se manifesta somente para testificar de Jesus: “Deus nunca foi visto por alguém, a não ser para testificar do filho; pois a não ser por ele, ninguém pode salvar-se” [13].

No capitulo seis do livro de João, podemos ler um versículo que esclarece ainda mais esta passagem de João 1:18 e ainda reforça a possibilidade de ver a Deus: “Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai” [14]. E nas “bem aventuranças” podemos encontrar a seguinte declaração do Mestre: “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” [15].

Ainda podemos notar que a sentença “...este tem visto ao Pai” está no presente, indicando algo que ocorria com aqueles que eram de Deus e amavam a Deus. Já na declaração do Mestre Jesus nas “bem aventuranças” podemos ver um atributo (pureza de coração) dos que amam a Deus atrelado com a certeza futura de verem-no.


Conclusão

Com tudo isso, podemos concluir que sim, Deus já foi visto pelo homem. Suas manifestações, no entanto, conforme ensinou o profeta Joseph Smith são somente para testificar de Seu Filho Unigênito.


_____________________
Notas

[1] Gênesis 1:26-28

[2] 1 Néfi 10:21; Alma 7:21

[3] 2 Néfi 2:22-23

[4] Números 12:1-8

[5] João 9:56-59; Êxodo 3:14; Isaías 44:6 comparar com Apocalipse 1:4, 8; João 17:5, 24; Colossenses 1:17; Jesus, O Cristo – James E. Talmage, p. 36-39

[6] 1 Coríntios 10:1-9 [7] 1 Néfi 1:8

[8] Atos 7:55-56

[9] Joseph Smith – História 1:1-20

[10] Doutrina & Convênios 130:22

[11] “The Patterno f Our Parentage” – Boyd K. Packer – October, 1984, General Conference

[12] João 1:18; Vida e Ensinamentos de Jesus Cristo e Seus Apostolos, p. 29

[13] João 1:19 – Versão Inspirada de Joseph Smith da King James

[14] João 6:46

[15] Mateus 5:48

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic