Pular para o conteúdo principal

Catolicismo - Introdução

“Católico” quer dizer “universal”. Trata-se, portanto, de uma religião que pretende o mundo inteiro. Assim esta escrito no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica: “A Igreja é católica, ou seja, universal, porque nela está presente Cristo. (...) Ela anuncia a totalidade e a integridade da fé; contém e administra a plenitude dos meios de salvação; é enviada em missão a todos os povos, em qualquer tempo e a qualquer que seja a cultura a que pertençam.” (166; Edição Loyola, São Paulo, 2005, pg. 62).

O nome completo da igreja: Igreja Católica Apostólica Romana significa: Igreja – “uma pessoa moral pela própria ordenação divina” na qual “constituída e organizada neste mundo como sociedade, subsiste (...) governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele.” (Código de Direito Canônico da Igreja Católica, Cân. 113 e Cân. 204); Católica – geral, universal; Apostólica – pois reclama autoridade apostólica; e Romana – pois sua sede, o Vaticano, esta dentro de Roma – e seu líder (o Papa) é o bispo de Roma.

O Catolicismo é a religião cristã mais difundida no mundo. O Brasil é o país com mais membros católicos: 11,7% (126,7 milhões) [1] de todos os católicos vivem aqui. Isso representa cerca de 60% da população nacional. Portanto, entender o catolicismo é vital não apenas para refletir sobre a formação cultural do Brasil – mas também entender como as outras religiões e crenças se manifestam e se comportam nesta nação.

O Catolicismo é tão arraigado no Brasil que há vários feriados católicos no calendário nacional (por exemplo: Carnaval, Sexta-Feira Santa, Corpus Christi). Muitos Estados possuem nomes e títulos de personagens importantes no cristianismo: São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, etc. Segundo o IBGE, 2.500 cidades brasileiras homenageiam santos católicos em seus nomes. [2] É comum encontrar em escolas, tribunais e lugares públicos referências à fé católica (como crucifixos e estatuetas de santos). O “Cristo Redentor”, emblema do cristianismo, é considerado uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Este grande monumento foi financiado principalmente por católicos e foi inaugurado no Dia de Nossa Senhora Aparecida [3]. Em quase todo município brasileiro, na praça central, encontra-se uma capela ou catedral católica.

Todavia, muitos do que se dizem católicos encontram-se no campo dos “não praticantes” ou “não ativos”, que acabam frequentando a missa (reunião religiosa) uma ou duas vezes por ano. Não obstante, o número de pessoas que se declara católica e que frequenta a Igreja para grandes etapas de sua vida (batismo, casamento, etc.) ainda é alto:

"A prática diminuiu em muitos países de tradição católica: cerca de dois terços em quarenta anos. As causas gerais são conhecidas há algumas décadas. Na sociedade de migração urbana, ritmos de trabalho, secularização cultural, retorno do individualismo. Na Igreja: descrédito da instituição, desfasamento relativamente à sociedade, crise de vocações."

(...) Hoje o catolicismo reivindica, com base no numero de pessoas batizadas, um pouco mais de mil milhões de fiéis, ou seja, 55% dos Cristãos e 17% da população mundial. Todavia, o seu crescimento é inferior ao da população mundial. Esse número coloca-o atrás do islão, mas pode também considerar-se que as diferentes confissões cristãs formam apenas de mil e oitocentos milhões de fiéis, assim como o número global de mulçumanos agrupa sunitas, xiitas, etc.” (“As Grandes Religiões do Mundo”, Dominique Chivot, pg. 158, 169-170)

A origem da Igreja católica remonta a três possíveis data:
(1) Quando Cristo passou autoridade de Sua Igreja a Pedro, Apóstolo Principal, no ano 33-36 d.C.
(2) Quando o imperador Constantino em 313 d.C. faz do Cristianismo religião oficial do Império.
E (3) com o cisma do Ocidente em 16 de Julho de 1054: quando a Igreja do Oriente (Igreja Ortodoxa) e a Igreja do Ocidente (Igreja Católica) se dividiram.

A primeira data só é correta para alguns católicos fervorosos, pois não existe indicio histórico de que Pedro tenha sido realmente o primeiro papa (nos moldes característicos da Igreja católica), conforme se discutirá posteriormente. A segunda data também é controversa, pois quando Constantino decretou que o cristianismo era a nova religião oficial do Império Romano, o Cristianismo possuía elementos diversos do catolicismo atual. O Grande Cisma é a data mais aceita pelos teólogos e historiadores como sendo a origem da Igreja Católica, pois foi a partir desta ocasião que a primazia papal e dogmas mais recentes foram estabelecidos. “A história [da igreja católica] começa em 16 de Julho de 1054: o Cisma do Ocidente remata séculos de mal-entendidos políticos e querelas teológicas.” (“As Grandes Religiões do Mundo”, Dominique Chivot, pg. 131).

 Ao estudar a Igreja Católica podemos verificar muitos elementos que são comuns em outras religiões cristãs. Sua história é cheia de intrigas e fatos curiosos. Grande pensadores surgiram endossando ou criticando os dogmas católicos. Analisaremos a Igreja católica nos seguintes aspectos (quando as próximas postagens forem publicadas haverá links abaixo):
  1. História da Igreja Católica
  2. Geografia e Implantação
  3. Instituições e Estrutura
  4. Ritos e Práticas
  5. Doutrinas e Dogmas
  6. Catolicismo e Mormonismo
              Como membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estudar o catolicismo é uma maneira sadia de aproximar-se de muitas pessoas de nosso Brasil e compreender grandes questões teológicas e históricas. Espero que este estudo seja proveitoso para todos os que lerem este blog.

______________________


[2] “Santo Antônio é nome de 236 municípios, como, por exemplo, Santo Antônio das Missões (RS), Novo Santo Antônio (MT) e Barra de Santo Antônio (AL). São João está presente no nome de outras 220 como São João Nepomuceno (MG), São João do Araguaia (PA) e São João do Sul (SC). Já São Francisco batiza 127 cidades, como Amparo de São Francisco (SE), São Francisco do Conde (BA) e Barra de São Francisco (ES).” Fonte: http://7a12.ibge.gov.br/voce-sabia/curiosidades/cidade-com-nome-de-santo

[3] “Cristo Redentor” http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic