Pular para o conteúdo principal

DEUS TEM UM CORPO?

Texto: Esdras Kutomi

Nas revelações modernas aprendemos que “o Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós” (D&C 130:22). Acreditamos que esse seja um corpo perfeito, tal qual o próprio Pai é perfeito. O Senhor ensinou no sermão da montanha: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:48). Poderemos ter um corpo perfeito por meio da ressurreição, um tema a ser abordado mais adiante.

Conforme aprendemos sobre a Trindade, O Pai, o Filho e O Espírito Santo são seres distintos. Um profeta moderno ensinou: “Afirmo-lhes que Eles não são a mesma pessoa, mas são duas pessoas, dois corpos, separados e distintos, da mesma forma que qualquer pai e filho”. [1]

Aprendemos também por meio de outro profeta moderno sobre a Trindade: “Três personagens glorificados, exaltados e perfeitos formam a Trindade, ou suprema presidência do universo… Eles são: Deus, o Pai; Deus, o Filho; e Deus, o Espírito Santo… Embora cada Deus na Trindade seja um personagem, separado e distinto um do outro, não obstante Eles são ‘um Deus’… significando que são unidos como uma só pessoa nos atributos de perfeição. Por exemplo, cada um deles tem a plenitude da verdade, conhecimento, caridade, poder, justiça, julgamento, misericórdia e fé. De igual maneira, todos Eles pensam, agem, falam e são iguais em todas as coisas; entretanto, são três seres separados e distintos. Cada um ocupa espaço e só pode estar em um só lugar ao mesmo tempo, mas têm poder e influência que se acha presente em toda parte.” [2] (itálicos acrescidos pelo autor)

Quando Jesus ministrava no mundo, sua aparência era semelhante ao do Pai Celestial. João 14:7,9 diz: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai (…). Quem me vê a mim vê o Pai”. Como o Elder Marion G. Romney ensinou: “Em seu ministério mortal Jesus, sendo, como disse Paulo, ‘a expressa imagem da sua (de Deus) pessoa’ (Hebreus 1:3) era a verdadeira e completa revelação da pessoa e natureza de Deus. Ele confirmou esse fato a Filipe, quando declarou: '… quem me vê a mim vê o Pai… ' (João 14:9)”. [3]

Nós, como filhos de Deus, também temos semelhanças físicas ao corpo de nosso Pai. Moisés 2:27 diz: “E eu, Deus, criei o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os.” Não temos, no entanto, um corpo perfeito como o de nosso Pai no presente momento.

Spencer W. Kimball, um profeta moderno, ensinou:  “Deus criou o homem à Sua própria imagem, e certamente fez a mulher à semelhança de Sua esposa e coadjutora.” [4]

Esse conhecimento é importante para conhecermos uma parte importante do plano de Deus para nós: recebermos um corpo físico.


OBSERVAÇÃO DE PONTOS TOCADOS NO TEXTO ACIMA:
- O Pai tem um corpo perfeito.
- O Pai possui um corpo separado de Cristo. Unos em propósito, não fisicamente.
- O Filho é semelhante ao Pai em aparência.
- O homem possui um corpo feito à semelhança do corpo do Pai e do Filho.

D&C 130:22 diz: “O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós.”

 _______________

Notas

[1] - Ensinamentos dos presidentes da Igreja, Joseph F. Smith, capítulo 40
“(…) Eu estou no Pai e o Pai em mim; e o Pai e eu somos um”. [3 Néfi 11:27] Não creio que nenhuma pessoa inteligente possa chegar à conclusão de que essas palavras signifiquem que Jesus e Seu Pai são a mesma pessoa, mas, sim, que são um em conhecimento, em verdade, em sabedoria, em entendimento e em propósito; assim como o próprio Senhor Jesus Cristo admoestou Seus discípulos a serem um com Ele e estarem com Ele, para que Ele pudesse estar neles. É nesse sentido que entendo essa expressão e não como algumas pessoas pregam, que Cristo e Seu Pai são a mesma pessoa. Afirmo-lhes que Eles não são a mesma pessoa, mas são duas pessoas, dois corpos, separados e distintos, da mesma forma que qualquer pai e filho.
(itálico acrescido pelo autor)

João 14:7, 9 diz “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai (…). Quem me vê a mim vê o Pai”.

João 5:19 diz: “O Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai”

Hebreus 1:3 diz: “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação de nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.”

Élder Christoffel Golden Jr., na conferência de Abril de 2013:
“O Pai e o Filho são seres distintamente separados, mas são perfeitamente unidos e unos em poder e propósito. Sua união não está reservada apenas para Eles. Em vez disso, Eles desejam essa mesma união a todos os que, com devoção, seguem e cumprem Seus mandamentos.”

O Presidente Ezra Taft Benson, com profético entendimento, disse: “Nada vai nos surpreender mais, quando passarmos para o outro lado do véu, do que nos dar conta de que conhecemos nosso Pai Celestial e ver como Seu rosto nos é familiar”. (Ezra Taft Benson, “Jesus Christ—Gifts and Expectations”, Speeches of the Year, 1974, 1975, p. 313; ver também “Jesus Christ—Gifts and Expectations”, Tambuli, maio de 1977, p. 24.)

Moisés 2:27 diz: “E eu, Deus, criei o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os.”

Manual da Primária 1: Sou um Filho de Deus, 1994, O Pai Celestial Tem um Corpo:
“Pergunte aos alunos se alguém já lhes disse que elas parecem com seus pais. Mostre a gravura 1–3, Jesus, o Cristo, e explique que Jesus Cristo é o filho do Pai Celestial. As escrituras nos dizem que Jesus se parece com o Pai Celestial. Mostre a Bíblia e explique João 14:9 para as crianças.”
“Parecemo-nos com o Pai Celestial e Jesus
Explique que uma vez que somos filhos espirituais do Pai Celestial, também nos parecemos com Ele. Temos corpos como o Dele. Explique Moisés 2:27 para as crianças. Explique que tendo sido criado à imagem do Pai Celestial significa que parecemos com Ele.”

[2] - "Três personagens glorificados, exaltados e perfeitos formam a Trindade, ou suprema presidência do universo ... Eles são: Deus, o Pai; Deus, o Filho; e Deus, o Espírito Santo … Embora cada Deus na Trindade seja um personagem, separado e distinto um do outro, não obstante Eles são "um Deus" .. . significando que são unidos como uma só pessoa nos atributos de perfeição. Por exemplo, cada um deles tem a plenitude da verdade, conhecimento, caridade, poder, justiça, julgamento, misericórdia e fé. De igual maneira, todos Eles pensam, agem, falam e são iguais em todas as coisas; entretanto, são três seres separados e distintos. Cada um ocupa espaço e só pode estar em um só lugar ao mesmo tempo, mas têm poder e influência que se acha presente em toda parte. " (McConkie, Mormon Doctrine, p. 319.)
Presente no manual do instituto Doutrinas do Evangelho, capítulo 3. (https://www.lds.org/bc/content/shared/content/portuguese/pdf/language-materials/32501_por.pdf?lang=por )

[3] - Quando Jesus ministrou ao mundo, tinha a mesma aparência do pai; disse o que o Pai diria e fez o que ele teria feito. Como o Elder Marion G. Romney ensinou:
"Em seu ministério mortal Jesus, sendo, como disse Paulo, 'a expressa imagem da sua (de Deus) pessoa' (Hebreus 1:3) era a verdadeira e completa revelação da pessoa e natureza de Deus. Ele confirmou esse fato a Filipe, quando declarou: '… quem me vê a mim vê o Pai. .. ' (João 14:9.)" (CR, outubro de 1967, pg. 135.)
(Presente no manual do instituto do novo testamento, página 178)

[4] - "Deus criou o homem à Sua própria imagem, e certamente fez a mulher à semelhança de Sua esposa e coadjutora." (Spencer W. Kimball, The Teachings of Spencer W. Kimball, p. 25.)

Presente no manual do instituto Doutrinas do Evangelho, capítulo 3. (https://www.lds.org/bc/content/shared/content/portuguese/pdf/language-materials/32501_por.pdf?lang=por

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic