Pular para o conteúdo principal

Catolicismo: Doutrinas e Dogmas - parte 1

A Igreja Católica possui um conjunto extenso de doutrinas, leis e interpretações escriturísticas. Trata-se, portanto, de tarefa muito árdua escrever um texto que sintetize seus credos. Não obstante, sigo com a tarefa com a intenção de destacar as principais características dessa religião mundial. Grande parte do que exporei abaixo foi retirado do “Compêndio do Catecismo da Igreja Católica” que é um texto elaborado por mais de 20 anos por uma Assembleia de Bispos presidida pelo Cardeal Joseph Ratzinger (que mais tarde tornou-se o Papa Bento XVI). Este texto sempre remete a um texto mais longo, antigo e profundo – o Catecismo da Igreja Católica:

“Trata-se de um texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica, com o qual pode-se conhecer o que a Igreja professa e celebra, vive e reza em seu cotidiano. Ele foi organizado de maneira a expor em linguagem contemporânea os elementos fundamentais e essenciais da fé cristã.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Catecismo_da_Igreja_Cat%C3%B3lica)

Com base nessas obras oficiais estudaremos brevemente os pontos doutrinários abaixo:

- Deus. Para Igreja Católica a afirmação “creio em Deus” é “a mais importante, a fonte de todas as outras verdades sobre o homem e sobre o mundo, e de toda a vida de cada um que nele crê” (Compêndio #36). Deus é “a plenitude do ser e de toda perfeição”, Ele é “aquele que é”, sem origem e sem fim (Compêndio #39). Deus é a verdade (Compêndio #41) e se revela “como aquele que tem um amor mais forte do que um pai ou de uma mãe pelos seus filhos ou de um esposo por sua esposa” (Compêndio #42). Deus é onipotente (Compêndio #50). Ele é o Criador (Compêndio #52). Para um católico “Deus é um em três pessoas”. Isso é chamado de mistério da Trindade. “As três Pessoas divinas são um só Deus porque cada uma delas é idêntica à plenitude da única e indivisível natureza divina. Elas são realmente distintas entre si pelas relações que as põem em referência umas com as outras: o Pai gera o Filho, o Filho é gerado pelo Pai, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho.” (Compêndio #48). Deus “não é de modo algum, nem direta, nem indiretamente, a causa do mal” (Compêndio #57). Deus revelou-se através de Sue Filho: Cristo.

- Jesus Cristo. Para um católico Jesus Cristo é “o Filho Único de Deus” que “encarnou” (união entre natureza divina e natureza humana) (Compêndio #86). E a Segunda pessoa da Trindade (Compêndio #83). Ele é o Senhor, ou seja, Deus (Compêndio #84). Jesus Cristo “encarnou-se no seio da Virgem Maria por obra do Espírito Santo, por nós homens e para nossa salvação, ou seja, para reconciliar a nós, pecadores, com Deus; para nos fazer conhecer o seu amor infinito; para ser o nosso modelo de santidade; para nos fazer ‘participar da natureza divina’” (Compêndio #85). Para um católico Jesus assumiu “um corpo animado por uma alma racional humana” (Compêndio #90). Ele foi batizado não por ter pecados – mas para “dar inicio a sua vida publica e antecipar o ‘Batismo’ da sua morte” (Compêndio #105). Ele foi tentado, mas recusou ceder (Compêndio #106). Ele escolheu Doze Apóstolos e deu a Pedro, o principal, ‘as chaves do Reino’ (Compêndio #109). A morte de Cristo é culpa de todo homem pecador – e não de um povo especifico (Compêndio #117). Cristo aceitou a vontade de Seu Pai durante a agonia do horto do Getsêmani (Compêndio #121) e “ofereceu livremente a sua vida em sacrifício expiatório” (Compêndio #122). Jesus, ao morrer, desceu “aos infernos” (um lugar onde se encontravam todos os mortos, bons e maus, que haviam morrido antes dele. Lá ele libertou os justos ao ressuscitar (Compêndio #125). Para Igreja Católica “a Ressurreição de Jesus é a verdade culminante da nossa fé em Cristo e representa, com a Cruz, uma parte essencial do Mistério Pascal” (Compêndio #126). A ressurreição não é um retorno à vida terrena. Embora carregue os sinais de sua Paixão (sacrifício expiatório) seu corpo é sobrenatural – podendo aparecer livremente aos seus discípulos como e onde quiser, e sob aspectos diferentes (Compêndio #129). “A Ressurreição é o ápice da Encarnação. Ela confirma a divindade de Cristo, como também tudo o que Ele fez e ensinou” (Compêndio #131). Cristo ascendeu aos céus e se senta à direita do Pai, mas ao mesmo tempo “permanece misteriosamente na terra, onde o seu reino já esta presente com o germe e inicio na Igreja” (Compêndios #131-134). O Senhor Cristo julgará os vivos e mortos (Compêndio #135)

- Espírito Santo. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade (Compêndio #136) que inspirou os profetas (Compêndio #3140-141). No dia de Pentecostes foi dado o Espírito à Igreja – o qual a anima, edifica e santifica (Compêndio #144-145). Símbolos como: a água viva, a unção com óleo, o fogo, a nuvem, a imposição ode mãos, a pomba – são símbolos da presença do Espírito Santo (Compêndio #139).


- Oração e Adoração. “Oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus de bens conformes à sua vontade” (Compêndio #534). As orações litúrgicas devem conter a fórmula final: por nosso Senhor Jesus Cristo” (Compêndio #560). Os salmos são “o ápice da oração no Antigo Testamento: a Palavra de Deus torna-se oração do homem”. Jesus ensinou todos a rezar “não só com a oração do Pai-nosso” – mas em muitas outras oportunidades (Compêndio #542-544). As formas essenciais da oração crista são: (1) a bênção e (2) a adoração, (3) a oração de súplica e (4) a intercessão, (5) a ação de graças e (6) o louvor. A Eucaristia contem e exprime todas as formas oração” (Compêndio #550). (1) A bênção “é a resposta do homem aos dons de Deus: nó bendizemos o Todo-poderoso que primeiro nos abençoa e nos enche dos seus bens” (Compêndio #551). (2) A adoração é definida como sendo “a prosternação do homem que se reconhece criatura diante do seu Criador três vezes santo” (Compêndio #552). Cristo pode ser adorado porque como “tinha assumido um verdadeiro corpo humano por meio do qual Deus invisível se tornou visível. Por esta razão, Cristo pode ser representado e venerado nas santas imagens.” (Compêndio #91). (3) A oração de súplica é um pedido de perdão ou um pedido de ajuda (Compêndio #553). (4) A intercessão “consiste em pedir em favor de outro” (Compêndio #554). (5) A celebração da Eucaristia é a maneira suprema da Igreja dar graças a Deus (Compêndio #555). (6) Louvor é uma oração desinteressada, sem pedidos e pleitos – “canta Deus pelo que ele mesmo é e lhe dá glória porque ele é” (Compêndio #556). Maria, mãe do Filho de Deus, “por sua singular cooperação com a ação do Espírito Santo” é considerada “a orante Perfeita, para magnificar e invocar o Senhor com Ela. Maria, com efeito, ‘mostra-nos o caminho’ que é Seu Filho, o único Mediador” (Compêndio #562). Assim, a “Ave-Maria” torna-se uma oração vital para um católico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic