Listei abaixo vários pontos doutrinários a respeito dos animais e sua relação com o Plano de Salvação. Confira:
DIFERENÇA ENTRE HOMEM E ANIMAL. As escrituras ensinam que Deus criou os animais no quinto dia e sexto de criação, e o homem no final do sexto dia. Apesar da ciência classificar o homem como pertencente ao Reino Animalia, sendo um mamífero - sabemos, pelas escrituras e revelações que há uma diferença essencial entre os homens e os animais: os homens são filhos de Deus (Malaquias 2:10, Romanos 8:16-17). Leí disse simplesmente que há coisas que agem e coisas que recebem a ação (2 Néfi 2:14).
RAZÃO DA EXISTÊNCIA DOS ANIMAIS. Para que Deus conseguisse "seus eternos propósitos com relação ao homem" os animais foram criados para o beneficio da humanidade. Pense: os animais servem de companhia e como protetores (Êxodo 22:5); servem para embelezar o mundo (Genesis 1:25); servem como alimento, vestuário e como meio da transporte (Gênesis 30:43, Levítico 25:7); servem para cumprir profecias (João 12:15); servem como parábolas, alegorias e símbolos (Provérbios 26:11, II Pedro 2:22, Salmos 51:19); servem até para afligir e provar os filhos de Deus (Êxodo 8:8) - e muito mais. Evidentemente os animais não são criados unicamente para o beneficio do homem - eles foram criados para glória de Deus, e são preciosos aos olhos do Senhor do Universo.
ANIMAIS SÃO ALMAS VIVENTES. Os animais possuem espírito - e foram criados na vida pré-mortal. Os animais ressuscitarão, pois a Expiação - que reconstituiu tudo e todos, com exceção os filhos da perdição (D&C 76:43) - lhes concederá imortalidade e perfeição [1]. De fato, o Salvador mesmo ensinou que nenhum animal é esquecido por Deus (Lucas 12:6).
DOMINIO JUSTO. O Senhor disse que o homem dominaria sobre os animais (Genesis 1:26) - e isso realmente tem acontecido. Entretanto esse domínio não deve ser injusto. "Dominar" no sentido da escritura significa presidir, cuidar, zelar. Deus não se agrada dos que maltratam os animais e os aniquilam com finalidade materialista.
"Não há palavra revelada sobre este assunto. A razão nos indicaria que um fazendeiro pode não desejar ter de volta todo o gado que possuía durante sua vida. Por outro lado, laços emocionais podem ser honrados e animais de estimação podem muito bem serem restaurados a seus donos na ressurreição." (I Have a Question; Gerald E. Jones Ensign, 1977). O Élder Orson F. Whitney escreveu ainda que "Joseph Smith esperava ter de volta seu cavalo favorito na eternidade." (Improvement Era, Aug. 1927, p. 855)
DIFERENÇA ENTRE HOMEM E ANIMAL. As escrituras ensinam que Deus criou os animais no quinto dia e sexto de criação, e o homem no final do sexto dia. Apesar da ciência classificar o homem como pertencente ao Reino Animalia, sendo um mamífero - sabemos, pelas escrituras e revelações que há uma diferença essencial entre os homens e os animais: os homens são filhos de Deus (Malaquias 2:10, Romanos 8:16-17). Leí disse simplesmente que há coisas que agem e coisas que recebem a ação (2 Néfi 2:14).
RAZÃO DA EXISTÊNCIA DOS ANIMAIS. Para que Deus conseguisse "seus eternos propósitos com relação ao homem" os animais foram criados para o beneficio da humanidade. Pense: os animais servem de companhia e como protetores (Êxodo 22:5); servem para embelezar o mundo (Genesis 1:25); servem como alimento, vestuário e como meio da transporte (Gênesis 30:43, Levítico 25:7); servem para cumprir profecias (João 12:15); servem como parábolas, alegorias e símbolos (Provérbios 26:11, II Pedro 2:22, Salmos 51:19); servem até para afligir e provar os filhos de Deus (Êxodo 8:8) - e muito mais. Evidentemente os animais não são criados unicamente para o beneficio do homem - eles foram criados para glória de Deus, e são preciosos aos olhos do Senhor do Universo.
ANIMAIS SÃO ALMAS VIVENTES. Os animais possuem espírito - e foram criados na vida pré-mortal. Os animais ressuscitarão, pois a Expiação - que reconstituiu tudo e todos, com exceção os filhos da perdição (D&C 76:43) - lhes concederá imortalidade e perfeição [1]. De fato, o Salvador mesmo ensinou que nenhum animal é esquecido por Deus (Lucas 12:6).
DOMINIO JUSTO. O Senhor disse que o homem dominaria sobre os animais (Genesis 1:26) - e isso realmente tem acontecido. Entretanto esse domínio não deve ser injusto. "Dominar" no sentido da escritura significa presidir, cuidar, zelar. Deus não se agrada dos que maltratam os animais e os aniquilam com finalidade materialista.
ENSINAMENTOS DE JOSEPH SMITH SOBRE OS ANIMAIS. O Profeta Joseph Smith é um dos maiores profetas que já viveram nesta Terra. Cada vez que estudo sua vida e ensinamentos maravilho-me com a sabedoria, pureza e integridade deste homem fiel.Certa ocasião, durante a marcha do Acampamento de Sião, em 1834, um incidente mostrou que devemos ser bondosos com os animais. Joseph contou:
"Ao armar minha barraca, achamos três cascavéis as quais os irmãos estavam a ponto de matar, quando eu lhe disse: -- Deixai-as. Não lhes façais mal! Como poderá a serpente perder o veneno, enquanto os servos de Deus tiverem a mesma disposição e procurarem destruí-la? O homem tem de tornar-se inofensivo, para que os animais também o possam ser; e quando os homens deixarem de ser malévolos e de destruir o reino animal, nesse dia o leão e o cordeiro poderão viver juntos e uma criança poderá brincar com as serpente. Os irmãos, usando varas, com todo o cuidado, pegaram as cobras e as levaram para o outro lado do riacho. Exortei-os a não matar nenhuma serpente, ave ou [outro] animal durante a nossa viagem, a menos que fosse necessário fazê-lo para saciar a fome." (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pg. 70)
"Ao armar minha barraca, achamos três cascavéis as quais os irmãos estavam a ponto de matar, quando eu lhe disse: -- Deixai-as. Não lhes façais mal! Como poderá a serpente perder o veneno, enquanto os servos de Deus tiverem a mesma disposição e procurarem destruí-la? O homem tem de tornar-se inofensivo, para que os animais também o possam ser; e quando os homens deixarem de ser malévolos e de destruir o reino animal, nesse dia o leão e o cordeiro poderão viver juntos e uma criança poderá brincar com as serpente. Os irmãos, usando varas, com todo o cuidado, pegaram as cobras e as levaram para o outro lado do riacho. Exortei-os a não matar nenhuma serpente, ave ou [outro] animal durante a nossa viagem, a menos que fosse necessário fazê-lo para saciar a fome." (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pg. 70)
INIMIZADE DOS ANIMAIS. Sobre o ensinamento acima, recordamos o que disse Isaías: "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar." (Isaías 11:6-9).
Tal profecia foi repetida por Néfi (2 Néfi 21:6-9) e Oséias (Oséias 2:18).
ANIMAIS NO CÉU. O Profeta Joseph Smith, recebendo maior entendimento sobre o livro de Apocalipse explicou: "João viu no céu bestas com visual curioso; ele viu cada criatura que estava no céu—todas as bestas, aves e peixes no céu,—dando glória a Deus." (Teachings of the Prophet Joseph Smith, 291–292 (HC 5:339–345). E também: "Suponho que João tenha visto no céu seres em milhares de formas(...) bestas estranhas o qual não possuímos nenhuma concepção; todas serão vistas nos céus. João aprendeu que Deus glorificou a Si mesmo salvando tudo o que havia sido feito por Suas mãos, sejam bestas, aves, peixes ou homens." Joseph mencionou ainda os quatro animais citados na revelação de D&C 77 como "quatro dos mais nobres animais que haviam cumprido a medida de suas criações, que haviam sido salvas em outros mundos, porque eram perfeitos e como anjos em suas esferas." (I Have a Question; Gerald E. Jones Ensign, 1977)
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO ESTARÃO CONOSCO NA RESSURREIÇÃO? Certo autor, em uma revista da Igreja, publicou a respeito dos animais domésticos e de estimação:
"Não há palavra revelada sobre este assunto. A razão nos indicaria que um fazendeiro pode não desejar ter de volta todo o gado que possuía durante sua vida. Por outro lado, laços emocionais podem ser honrados e animais de estimação podem muito bem serem restaurados a seus donos na ressurreição." (I Have a Question; Gerald E. Jones Ensign, 1977). O Élder Orson F. Whitney escreveu ainda que "Joseph Smith esperava ter de volta seu cavalo favorito na eternidade." (Improvement Era, Aug. 1927, p. 855)
Essas considerações nos enchem de gratidão e nos ajudam a valorizar e respeitar a vida em toda sua beleza e glória.
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NOTA
Em excelente artigo sobre o tema (que tiramos parte das citações deste artigo) Luiz Botelho, explica: "A Expiação de Cristo possui tanto um efeito "salvador" como "redentor". Entretanto, por não possuírem conhecimento do bem e do mal, animais são incapazes de se arrependerem ou cometerem pecados, e portanto, não necessitam de redenção da morte espiritual. Estão no entanto sujeitos à morte física o qual somente pode ser vencida através do poder da Expiação de Jesus Cristo. O Presidente Joseph Fielding Smith se referindo a isso declarou:
"É uma noção muito inconsistente apoiada por alguns, que a ressurreição virá unicamente a almas humanas, que animais e plantas não possuem espíritos e portanto não serão salvos pelo sacrifício do Filho de Deus, e portanto, que não estão designados à ressurreição."(Smith, Answers to Gospel Questions, 5:7)
Como poderia entretanto a Expiação se aplicar à vida animal? O Élder Bruce R. McConkie testificou desse princípio ao se referir à aplicação da Expiação à "todas as formas de vida" como um remédio aos efeitos da "morte temporal", ao passo que apenas o homem está sujeito à morte espiritual. (McConkie, "Seven Deadly Heresies," 7-8) O Presidente Brighan Young declarou que "Cristo é o Autor desse Evangelho, dessa terra, do homem e da mulher e de toda criatura vivente na face da terra" e que portanto, é "o autor da Salvação a toda a Sua criação" e que "Ele redimiu a terra, a humanidade e toda coisa vivente que se move sobre a terra."(Journal of Discourses, 3:80-81)
"É uma noção muito inconsistente apoiada por alguns, que a ressurreição virá unicamente a almas humanas, que animais e plantas não possuem espíritos e portanto não serão salvos pelo sacrifício do Filho de Deus, e portanto, que não estão designados à ressurreição."(Smith, Answers to Gospel Questions, 5:7)
Como poderia entretanto a Expiação se aplicar à vida animal? O Élder Bruce R. McConkie testificou desse princípio ao se referir à aplicação da Expiação à "todas as formas de vida" como um remédio aos efeitos da "morte temporal", ao passo que apenas o homem está sujeito à morte espiritual. (McConkie, "Seven Deadly Heresies," 7-8) O Presidente Brighan Young declarou que "Cristo é o Autor desse Evangelho, dessa terra, do homem e da mulher e de toda criatura vivente na face da terra" e que portanto, é "o autor da Salvação a toda a Sua criação" e que "Ele redimiu a terra, a humanidade e toda coisa vivente que se move sobre a terra."(Journal of Discourses, 3:80-81)
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