Pular para o conteúdo principal

Os animais merecem o céu

Listei abaixo vários pontos doutrinários a respeito dos animais e sua relação com o Plano de Salvação. Confira:

DIFERENÇA ENTRE HOMEM E ANIMAL. As escrituras ensinam que Deus criou os animais no quinto dia e sexto de criação, e o homem no final do sexto dia. Apesar da ciência classificar o homem como pertencente ao Reino Animalia, sendo um mamífero - sabemos, pelas escrituras e revelações que há uma diferença essencial entre os homens e os animais: os homens são filhos de Deus (Malaquias 2:10, Romanos 8:16-17). Leí disse simplesmente que há coisas que agem e coisas que recebem a ação (2 Néfi 2:14).

RAZÃO DA EXISTÊNCIA DOS ANIMAIS. Para que Deus conseguisse "seus eternos propósitos com relação ao homem" os animais foram criados para o beneficio da humanidade. Pense: os animais servem de companhia e como protetores (Êxodo 22:5); servem para embelezar o mundo (Genesis 1:25); servem como alimento, vestuário e como meio da transporte (Gênesis 30:43, Levítico 25:7); servem para cumprir profecias (João 12:15); servem como parábolas, alegorias e símbolos (Provérbios 26:11, II Pedro 2:22, Salmos 51:19); servem até para afligir e provar os filhos de Deus (Êxodo 8:8) - e muito mais. Evidentemente os animais não são criados unicamente para o beneficio do homem - eles foram criados para glória de Deus, e são preciosos aos olhos do Senhor do Universo.

ANIMAIS SÃO ALMAS VIVENTES.
Os animais possuem espírito - e foram criados na vida pré-mortal. Os animais ressuscitarão, pois a Expiação - que reconstituiu tudo e todos, com exceção os filhos da perdição (D&C 76:43) - lhes concederá imortalidade e perfeição [1]. De fato, o Salvador mesmo ensinou que nenhum animal é esquecido por Deus (Lucas 12:6).

DOMINIO JUSTO. O Senhor disse que o homem dominaria sobre os animais (Genesis 1:26) - e isso realmente tem acontecido. Entretanto esse domínio não deve ser injusto. "Dominar" no sentido da escritura significa presidir, cuidar, zelar. Deus não se agrada dos que maltratam os animais e os aniquilam com finalidade materialista.

ENSINAMENTOS DE JOSEPH SMITH SOBRE OS ANIMAIS. O Profeta Joseph Smith é um dos maiores profetas que já viveram nesta Terra. Cada vez que estudo sua vida e ensinamentos maravilho-me com a sabedoria, pureza e integridade deste homem fiel.Certa ocasião, durante a marcha do Acampamento de Sião, em 1834, um incidente mostrou que devemos ser bondosos com os animais. Joseph contou:

"Ao armar minha barraca, achamos três cascavéis as quais os irmãos estavam a ponto de matar, quando eu lhe disse: -- Deixai-as. Não lhes façais mal! Como poderá a serpente perder o veneno, enquanto os servos de Deus tiverem a mesma disposição e procurarem destruí-la? O homem tem de tornar-se inofensivo, para que os animais também o possam ser; e quando os homens deixarem de ser malévolos e de destruir o reino animal, nesse dia o leão e o cordeiro poderão viver juntos e uma criança poderá brincar com as serpente. Os irmãos, usando varas, com todo o cuidado, pegaram as cobras e as levaram para o outro lado do riacho. Exortei-os a não matar nenhuma serpente, ave ou [outro] animal durante a nossa viagem, a menos que fosse necessário fazê-lo para saciar a fome." (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pg. 70)

INIMIZADE DOS ANIMAIS. Sobre o ensinamento acima, recordamos o que disse Isaías: "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar." (Isaías 11:6-9).

Tal profecia foi repetida por Néfi (2 Néfi 21:6-9) e Oséias (Oséias 2:18).

ANIMAIS NO CÉU. O Profeta Joseph Smith, recebendo maior entendimento sobre o livro de Apocalipse explicou: "João viu no céu bestas com visual curioso; ele viu cada criatura que estava no céu—todas as bestas, aves e peixes no céu,—dando glória a Deus." (Teachings of the Prophet Joseph Smith, 291–292 (HC 5:339–345). E também: "Suponho que João tenha visto no céu seres em milhares de formas(...) bestas estranhas o qual não possuímos nenhuma concepção; todas serão vistas nos céus. João aprendeu que Deus glorificou a Si mesmo salvando tudo o que havia sido feito por Suas mãos, sejam bestas, aves, peixes ou homens." Joseph mencionou ainda os quatro animais citados na revelação de D&C 77 como "quatro dos mais nobres animais que haviam cumprido a medida de suas criações, que haviam sido salvas em outros mundos, porque eram perfeitos e como anjos em suas esferas." (I Have a Question; Gerald E. Jones Ensign, 1977)

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO ESTARÃO CONOSCO NA RESSURREIÇÃO? Certo autor, em uma revista da Igreja, publicou a respeito dos animais domésticos e de estimação: 

"Não há palavra revelada sobre este assunto. A razão nos indicaria que um fazendeiro pode não desejar ter de volta todo o gado que possuía durante sua vida. Por outro lado, laços emocionais podem ser honrados e animais de estimação podem muito bem serem restaurados a seus donos na ressurreição." (I Have a Question; Gerald E. Jones Ensign, 1977). O Élder Orson F. Whitney escreveu ainda que "Joseph Smith esperava ter de volta seu cavalo favorito na eternidade." (Improvement Era, Aug. 1927, p. 855)

Essas considerações nos enchem de gratidão e nos ajudam a valorizar e respeitar a vida em toda sua beleza e glória.


____________

NOTA

Em excelente artigo sobre o tema (que tiramos parte das citações deste artigo) Luiz Botelho, explica: "A Expiação de Cristo possui tanto um efeito "salvador" como "redentor". Entretanto, por não possuírem conhecimento do bem e do mal, animais são incapazes de se arrependerem ou cometerem pecados, e portanto, não necessitam de redenção da morte espiritual. Estão no entanto sujeitos à morte física o qual somente pode ser vencida através do poder da Expiação de Jesus Cristo. O Presidente Joseph Fielding Smith se referindo a isso declarou:
"É uma noção muito inconsistente apoiada por alguns, que a ressurreição virá unicamente a almas humanas, que animais e plantas não possuem espíritos e portanto não serão salvos pelo sacrifício do Filho de Deus, e portanto, que não estão designados à ressurreição."(Smith, Answers to Gospel Questions, 5:7)
Como poderia entretanto a Expiação se aplicar à vida animal? O Élder Bruce R. McConkie testificou desse princípio ao se referir à aplicação da Expiação à "todas as formas de vida" como um remédio aos efeitos da "morte temporal", ao passo que apenas o homem está sujeito à morte espiritual. (McConkie, "Seven Deadly Heresies," 7-8) O Presidente Brighan Young declarou que "Cristo é o Autor desse Evangelho, dessa terra, do homem e da mulher e de toda criatura vivente na face da terra" e que portanto, é "o autor da Salvação a toda a Sua criação" e que "Ele redimiu a terra, a humanidade e toda coisa vivente que se move sobre a terra."(Journal of Discourses, 3:80-81)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic