Pular para o conteúdo principal

Como são utilizados os recursos da Igreja


Deus é o Senhor de todo Universo. Todas as coisas lhe pertencem (I Crônicas 29:12). Ele tem o desejo de conceder-nos a Vida Eterna que é a vida que Ele tem (D&C 76:55).

Embora tenhamos provações nesta vida, muitas das quais nos ensinam a valorizar o "pão nosso de cada dia" é desejo do Senhor prover a seus santos. Ele disse: "E se buscardes as riquezas que é da vontade do Pai vos dar, sereis o mais rico de todos os povos, porque tereis as riquezas da eternidade; e é necessário que as riquezas da Terra sejam minhas para dá-las; mas precavei-vos contra o orgulho,para que não vos torneis como os nefitas de outrora."

Os nefitas se tornaram materialistas e caíram devido ao orgulho. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o Reino do Senhor da Terra, e embora tenha surgido de modo bem modesto, e sofrido, nos primeiros anos, com dívidas e ataques do governo (que tomou muitas propriedades da Igreja), o Senhor disse que "não obstante as tribulações que sobre vós cairão, a igreja [deveria permanecer] independente, acima de todas as outras criaturas abaixo do mundo celestial" (D&C 78:14). Cumprindo essa meta, a Igreja se empenhou em economizar e fazer aplicações sábias.

A Igreja tem algumas empresas, mas o principal recurso é oriundo dos fundos dos dízimos. Elder David A. Bednar, do Quorum dos Doze Apóstolos, explicou: "O programa financeiro básico de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tanto para rendas quanto para despesas, está definido na seção 119 e 120 de Doutrina e Convênios. Duas declarações encontradas nessas revelações são o alicerce dos assuntos fiscais da Igreja. A seção 119 simplesmente declara que todos os membros “pagarão a décima parte de toda a sua renda anual; e isto será uma lei permanente para eles, para meu santo sacerdócio, diz o Senhor” (Conferência Geral. Novembro de 2013)

"O dízimo é conhecido desde os tempos do Velho Testamento. Por exemplo, está registrado em Gênesis 14:17-20 que Abraão pagou dízimos a Melquisedeque.

Por meio do profeta Malaquias, o Senhor declarou: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Malaquias 3:10).

Os membros da Igreja entregam suas doações de dízimo para os líderes locais. Os líderes locais enviam o dinheiro do dízimo diretamente à sede da Igreja, onde um conselho determina maneiras específicas de utilizar esses fundos sagrados. Esse conselho é composto pela Primeira Presidência, pelo Quórum dos Doze Apóstolos e pelo Bispado Presidente. Eles agem por revelação e tomam as decisões de acordo com a orientação do Senhor (ver D&C 120:1).

O dinheiro do dízimo é sempre utilizado para os propósitos do Senhor — para construir e manter os templos e capelas, apoiar o trabalho missionário, instruir os membros da Igreja e levar adiante a obra do Senhor em todo o mundo." (Tópicos do Evangelho "Dízimo")

Separamos abaixo vários artigos nos sites oficias da Igreja, que tratam sobre os recursos financeiros:

Para saber mais sobre as Finanças da Igreja e os empreendimentos comerciais da mesma, acesse este artigo no site oficial.

A Igreja emite um relatório financeiro perante todos os membros, todos os anos, em uma Conferência Geral. Para ler ou assistir o último relatório, de abril de 2014, ,clique aqui.

A Igreja usa grande parte de seus recursos para ajudar pessoas de todo mundo que sofrem com fome, doenças e catástrofes naturais. Leia algumas dessas notícias aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e também aqui - só para mencionar algumas recentes ocorridas em nosso país. Para ler sobre notícias a nível internacional procure aqui e aqui.

Leia sobre o Centro Humanitário SUD aqui.

Leia sobre o Fundo Perpétuo de Educação aqui.

Acesse o Site de Bem-Estar da Igreja.

Acesse o site de Serviços de Caridade SUD (somente em inglês) aqui. Você vai encontrar várias notícias sobre as ações da Igreja para socorrer e ajudar pessoas de todo mundo.

Os fundos da Igreja são provenientes principalmente dos dízimos dos membros. Para ler várias citações e discursos que tratam deste tema clique aqui.

Elder David A. Bednar explicou como funciona o Conselho de Disposição dos Dízimos, que autoriza todos os investimentos da Igreja. Ele disse: "No tocante à distribuição autorizada dos dízimos, o Senhor disse: “Sua distribuição será feita por um conselho composto da Primeira Presidência de minha Igreja e do bispo e seu conselho e de meu sumo conselho; e por minha própria voz a eles, diz o Senhor” (D&C 120:1). O “bispo e seu conselho” e o “meu sumo conselho” mencionados nessa revelação são hoje conhecidos como o Bispado Presidente e o Quórum dos Doze Apóstolos, respectivamente. Esses fundos sagrados são usados nesta Igreja que cresce rapidamente para abençoar as pessoas e as famílias por meio da construção e manutenção de templos e casas de adoração, do financiamento do trabalho missionário, da publicação de escrituras, do patrocínio da pesquisa de história da família, do financiamento de escolas e da educação religiosa, e do cumprimento de outros muitos propósitos da Igreja, conforme a direção dos servos ordenados pelo Senhor." Ele também disse: "Os líderes da Igreja restaurada do Senhor sentem uma enorme responsabilidade de cuidar devidamente das ofertas consagradas dos membros da Igreja. Temos profunda consciência da natureza sagrada da oferta da viúva. (...) Sei por experiência própria que o Conselho de Disposição dos Dízimos está muito vigilante ao cuidar da oferta da viúva. Expresso minha gratidão ao Presidente Thomas S. Monson e seus conselheiros por sua liderança eficaz ao distribuir essa mordomia sagrada. E reconheço a voz (ver D&C 120:1) e a mão do Senhor que apoiam Seus servos ordenados no cumprimento do dever de representá-Lo." Leia o discurso completo aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic