Pular para o conteúdo principal

A Criação (Gênesis 1-2) - parte E (Terra sem forma, Trevas, Espírito pairando sobre as águas)

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gênesis 1:2


SEM FORMA E VAZIA
Em português lemos que a Terra “era sem forma e vazia”, todavia, em Abraão 4:2 lemos que a Terra estava na verdade “vazia e desolada”, o que também pode ser traduzido por “vazia e desordenada”. Pois se ela estivesse mesmo sem forma alguma haveria uma contradição com o primeiro versículo bíblico.


“E a Terra, depois de formada, estava vazia e desolada, porque eles [os Deuses] não haviam formado coisa alguma a não ser a Terra; e as trevas reinavam sobre a face do abismo e o Espírito dos Deuses pairava sobre a face das águas.” (Abraão 4:2, itálicos adicionados)

“Depois que a terra foi organizada e formada, e ela não era, de maneira alguma, sem forma e vazia; muito pelo contrário, como diz o texto hebraico e através do relato de Abraão, ela era “vazia e desolada”. De fato, no ponto em que começa a descrição da preparação da terra para ser uma morada adequada para o homem, ela se encontrava envolvida pelas águas, sobre as quais o “Espírito de Deus” se movia ou pairava”. (Rasmussen, Introduction to the Old Testament, Vol. 1, pg. 11).

Algumas interpretações bíblicas dão um sentido mais amplo para terra estar informe e vazia, dizendo que neste estágio da Criação havia um “caos absoluto” [1], pois “trevas cobriam o abismo”. Absoluto, não obstante, o caos não podia ser – pois, como já citamos o “Espírito de Deus pairava” – o que significa que havia uma vigia ou um zelo dando ordem e sentido – aspectos evidentes em um processo criativo bem planejado [2].

Entretanto, havia mesmo uma certa desordem nos elementos, os quais precisaram de um impulso criativo divino. Assim os materiais desorganizados foram organizados para possibilitar a vida. “Os primeiros comentários judeus e cristãos sobre a criação presumiam que Deus havia organizado o mundo a partir de materiais pré-existentes, salientando a bondade de Deus na formação de uma ordem que mantivesse a vida.” [3]

Como o pai da igreja no século II Justin Martyr disse: “Foi-nos ensinado que ele no início de sua bondade, por causa do homem, criou todas as coisas a partir de matéria inorganizada” (The First Apology of Justin, em Roberts e Donaldson, Ante-Nicene Fathers, vol I, p. 165). [4]

HAVIA TREVAS SOBRE A FACE DO ABISMO
As trevas aqui mencionadas não se referem à iniquidade, que mais tarde faria a Terra chorar e gemer (Moisés 7:48), e nem às Trevas Exteriores – o lugar para onde serão lançados – e a condição em que se encontrarão – Satanás e seus demônios.

Alguns deduzem que quando éramos “inteligências” despidas de um corpo espiritual [5] estávamos nas Trevas Exteriores, aguardando Deus nos resgatar e nos gerar espiritualmente. Não há escritura que corrobore tal ideia. Na verdade, há indícios de que não estávamos nas Trevas Exteriores, pois “Satanás e suas hostes” irão para um lugar onde jamais estiveram antes (e eles são filhos de Deus, gerados espiritualmente por Ele – como eu e você!). Lembremo-nos que o Reino sem Glória (Trevas Exteriores) é o destino apenas dos que cometerem o pecado imperdoável (D&C 76:35). Além disso, Trevas Exteriores é um lugar e uma condição que ninguém conhece, a não ser os que dela são feitos participantes (D&C 76:46-48).

Se nós (como inteligências) não estávamos em Trevas Exteriores, estaria o planeta Terra nesta condição antes de ser concluída a obra criadora? Não, pois como aprendemos a “Terra vive a lei de um reino celestial, porque cumpre o propósito de sua criação e não transgride a lei” (D&C 88:25, itálicos adicionados).

Mesmo considerando que os elementos que formaram este planeta estavam desorganizados, não podemos supor que houve uma “reciclagem” de materiais e elementos retirados das Trevas Exteriores. Assim o sentido de “havia trevas” sobre a face do abismo é muito mais simples. O abismo é o mar [6] – ou, na ocasião do primeiro dia de Criação – as águas que cobriam o planeta. E havia trevas – escuridão total, pois não havia sido criado a luz – o que ocorrerá somente nos versículos seguintes (Gênesis 1:3-5).

O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVIA
Em hebraico o termo “se mover” ou “pairar” que esta na nossa versão em português descreve o que um pássaro ou galinha faz ao incubar e vigiar seus ovos no ninho!

“A tradução “pairar” vem de uma palavra que significa aquilo que uma galinha faz com os ovos e os pintinhos; ela protege, aquece, alimenta e defende. Jesus usou essa analogia de uma galinha reunindo os pintinhos em sua descrição do que Ele faria por Seus seguidores (Mateus 23:37; 3 Néfi 10:3-6) Neste sentido o Espírito ainda está pairando sobre as criações de Deus.” (Manual do Aluno do Curso ‘A Pérola de Grande Valor´- Religião 327 - pg. 41).

Que Espírito zelava pela criação? Em Abraão, conforme já mencionado, lemos que era o “espírito dos Deuses”. Seria o Espírito Santo? Ou seria a “Luz de Cristo” que é chama também de “Espírito de Cristo”?

“A Luz de Cristo é a energia, o poder ou a influência divina que provém da presença de Deus por intermédio de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. A Luz de Cristo influencia as pessoas para o bem e as prepara para que recebam o Santo Espírito. (...) A Luz de Cristo “procede da presença de Deus para encher a imensidade do espaço”. Ela é “a luz que está em todas as coisas, que dá vida a todas as coisas, que é a lei pela qual todas as coisas são governadas” (D&C 88:12–13; ver também D&C 88:6–11). Esse poder é uma influência benéfica na vida de todas as pessoas (ver João 1:9; D&C 93:2). Nas escrituras, a Luz de Cristo é às vezes chamada de Espírito do Senhor, Espírito de Deus, Espírito de Cristo ou a Luz da Vida.” (Tópicos do evangelho, “Luz de Cristo”)

“A força criadora, aqui chamada de “Espírito de Deus”, que age sobre os elementos no sentido de formá-los e prepará-los para suster a vida sobre a terra, pode ser a mesma encontrada em Doutrina e Convênios, chamada de “Luz de Cristo”. É óbvio que o Filho exerceu esse poder, sob as ordens do Pai, conforme podemos ver também através de escrituras como João 1:1-4, Hebreus 1:1-2, Helamã 12:8-14 e Jacó 4:6-9” (Rasmussen, Introduction to the Old Testament, Vol. 1, pg. 11)

SOBRE A FACE DAS ÁGUAS
A Terra estava completamente coberta com água. Sabemos que foi um passo necessário e bem elaborado da Criação, que possibilitou, mais tarde, uma “separação entre águas e águas” (Gênesis 1:6) – formando a hidrosfera, tão necessária para vida que se seguiria [6].

Para finalizar, menciono um aspecto simbólico: o fato da Terra estar coberta de água no inicio. Nós, filhos de Deus, quando nascemos nesta Terra, também estamos envoltos por água, na placenta de nossa genitora! Esse simbolismo prossegue, com maior relevância, no Diluvio – o batismo da Terra, como estudaremos mais tarde.




________________

NOTAS

[1] “E a terra estava um caos absoluto; havia treva sobre a face do abismo, e o RUKHA Ulhim movia-se [pairava] por sobre as águas.” – Interpretação do grupo evangélico “Yaohushua Antares”.

[2] O Elder Russell M. Nelson explicou que “Toda a Criação foi planejada por Deus” e que “cada fase da Criação foi muito bem planejada antes de ser executada (...) O período um [da Criação] incluía a criação do céu atmosférico e da Terra física, terminando com o surgimento da luz e das trevas.” (“A Criação”, Conferência Geral Abril de 2000)

[3] “Tornar-se como Deus”, tópicos do evangelho, fonte: www.lds.org/topics/becoming-like-god?lang=por

[4] ver também Frances Young, ‘Creatio Ex Nihil’: A Context for the Emergence of the Christian Doctrine of Creation” Scottish Journal of Theology 44, nº 1, 1991: 139 – 51; Markus Bockmuehl, “Creation Ex Nihilo in Palestinian Judaism ans Early Christianity”, Scottish Journal of Theology 66, nº 3, 2012: pp. 253–70

[5] “As escrituras podem também falar de inteligência referindo-se ao elemento-espírito que existia antes de sermos gerados como filhos espirituais” (Tópicos do Evangelho, “Inteligência(s)”). Por exemplo, D&C 93:29: “O homem também estava no princípio com Deus. A inteligência, ou seja, a luz da verdade, não foi criada nem feita nem verdadeiramente pode sê-lo.”

[6] “Há diversas teorias a respeito da formação da hidrosfera na Terra. O planeta contêm proporcionalmente mais água na superfície do que outros corpos existentes no sistema solar.
Uma das hipóteses que tem ganhado popularidade entre cientistas é a de que a Terra esteja sujeita a um período de bombardeio de cometas e asteroides ricos em gelo assim tendo água e mais água. Outra teoria que explica o surgimento da hidrosfera diz que, quando a Terra apresentava temperaturas altíssimas, vulcões expeliam vários gases e vapores de água. Esses vapores favoreceram a ocorrência de chuvas, que resfriaram e amenizaram a temperatura do planeta.” (Fonte: Wikipédia)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic