Pular para o conteúdo principal

Qual é o Destino do Diabo e Seus Anjos? Eles serão Aniquilados no Fim?

Satanás, o Diabo, era um honrado filho de Deus, na Vida m expulsos da presença de Deus - e tornaram-se anjos decaídos, Perdição - sem chance alguma de Redenção (D&C 76:25-30, 29:36-3 8; Apocalipse 12: 7-9; II Pedro 2:4; Judas 1 :6).
Todavia, para cumprir seus sábios propósitos, Deus não imputou de imediato a plenitude da pena ao diabo e aos demônios. Ele permitiu que eles viessem a Terra e fizessem parte da provação daqueles que haviam guardado seu primeiro Estado, e recebido o o direito de nascer nesta Terra e ser provados. Satanás e seus seguidores nos odeiam e são inimigos ferrenhos de toda virtude. Eles estão na Terra e procuram persuadir todos a pecarem e amarem as trevas mais que a luz.
O tempo do Inimigo esta acabando, e logo ele será amarrado. Por mil anos o Diabo e os demônios deixarão de ter poder sobre os homens mortais. Mas, depois destes mil anos, ele será solto e reunirá seus seguidores para uma grande e última batalha. Quando ele for vencido seu julgamento pré-mortal o alcançará de forma plena.

O Pecado dos Filhos da Perdição

A sanção máxima dos Filhos da Perdição se dá por terem cometido o pecado imperdoável. Mesmo antes do inicio do teste mortal tal pecado já podia ser cometido, devido ao arbítrio e conhecimento que possuíamos. E o diabo e seus seguidores o cometeram. Nesta vida mortal o mesmo pecado pode ser alcançado, embora, antes de cometê-lo, um homem precise estar em um grau elevado de espiritualidade. O Profeta Joseph Smith explicou:
Todos os pecados serão perdoados, exceto aquele contra o Espírito Santo, pois Jesus salvará a todos, exceto aos filhos da perdição. O que deve fazer o homem para cometer o pecado imperdoável ? Tem que receber o Espírito Santo, ter os céus abertos a ele e conhecer Deus, e depois pecar contra ele. Após haver pecado contra o Espírito Santo, para ele não há mais arrependimento. Terá que dizer que o sol não brilha, enquanto o vê; terá de contestar Jesus Cristo, quando os céus lhe forem abertos, e negar o plano de salvação, com os olhos abertos para a realidade dele; e desse momento em diante, passa a ser um inimigo. É este o caso de muitos apóstatas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimas Dias . " (Joseph Smith, Ensinamentos, pg. 349-350)
Observe a seguinte citação do Élder Bruce R. McConkie:
O cometimento do pecado imperdoável consiste em crucificar em si mesmo o Filho de Deus e envergonhá-lo abertamente. (Hebreus 6:4-8; D&C 76:34-35) Para cometer um crime imperdoável, o homem precisa receber o evangelho, adquirir, por revelação do Espírito Santo, o conhecimento absoluto da divindade de Cristo, e então negar 'o novo e eterno convênio mediante o qual foi santificado, chamando-o (o convênio) de coisa ímpia e ofendendo o Espírito da graça'. Portanto, comete assassínio, consentindo na morte do Senhor, isto é, tendo conhecimento perfeito da verdade, rebela-se abertamente e coloca-se em posição na qual crucificaria Cristo, sabendo perfeitamente que era Filho de Deus. Cristo é, assim, crucificado e envergonhado abertamente. (D&C 132:27.) (Mormon Doctrine, pg. 816-817.)
O Élder Charles W. Penrose afirmou o seguinte, acerca do grau em que tal pessoa se toma cheia do espírito de Satanás:
Os que o seguiram (a Satanás) e assim se tomaram cheios de seu espírito, que é o espírito de destruição, em oposição ao espírito que produz vida, passam a pertencer ao diabo. O espírito do assassínio entra em seus corações, e eles estão dispostos a tirar a vida do próprio Filho de Deus, se por acaso ele surgisse vivo em seu caminho. (Conference Report, outubro de 1911, pg. 51)

A Condenação dos Filhos da Perdição

Quando o Senhor Jesus Cristo revelou "a Visão" de D&C 76, falou sobre o destino do diabo e dos filhos da Perdição: "Estes são os que irão para o lago de fogo e enxofre", e "os únicos sobre quem a segunda morte terá qualquer poder (...) os únicos que não serão redimidos no devido tempo do Senhor depois de terem sofrido sua ira [na provação, que é tanto a mortalidade e quanto o mundo espiritual]".
Disse também que Cristo salvaria todos as obras de suas mãos, "exceto esses, os quais irão para o castigo infinito, que é castigo sem fim, que é castigo eterno, para reinar com o diabo e seus anjos na eternidade, onde seu bicho não morre e o fogo é inextinguível, o que é seu tormento - E homem algum conhece o seu fim nem seu lugar nem seu tormento; Nem foi revelado nem é nem será revelado ao homem, exceto àqueles que dele forem feitos participantes; Contudo eu, o Senhor, mostro-o em visão a muitos, mas imediatamente torno a encerrá-la; Portanto seu fim, sua largura, altura, profundidade e miséria eles não compreendem, nem homem algum, a não ser os que são ordenados a essa condenação." (D&C 76:36-38, 43-48)
A segunda morte é a morte espiritual. No GEE aprendemos que morte espiritual é a "separação de Deus e de sua influência; morrer no tocante às coisas que pertencem à retidão" (GEE"Morte Espiritual"). Não significa, portanto, desaparecer espiritualmente ou ter o corpo espiritual destruído. Como o próprio Deus disse "nenhum homem" na mortalidade compreende perfeitamente o que consiste o sofrimento dos filhos da perdição.

A Falsa Doutrina da Aniquilação

Um ponto importante é que mesmo Satanás sendo condenado para as trevas ele ainda continuará sendo o diabo. O que significa que sua identidade e personalidade continuará existindo no sofrimento eterno. "O ser" de Satanás comporta sua inteligência eterna e seu tabernáculo de espírito. Ele não será despojado do espírito, senão, parte inerente de sua personalidade seria despojada também. Ele perderia sua identidade. Perdendo a identidade não há razão para que a Justiça Divina requeira um sofrimento eterno na Trevas, afinal se ele não mais existiria e não haveria lógica em falar sobre castigo eterno ou punição infinita.
O mesmo vale aos que, tendo nascido na mortalidade e cometendo o pecado imperdoável, receberem um corpo imortal, após ressuscitarem. Mesmo que sua condenação seja Trevas, eles manterão sua alma (corpo + espírito), e sofrerão tanto no corpo como no espírito (sofrimento semelhante ao Salvador como descrito em D&C 19:18, pois Cristo sofreu como um filho da Perdição. Seu sofrimento abrangeu a morte física e espiritual).
Caim, que foi chamado Perdição (Moisés 5), terá um corpo ressurreto. Alguns acreditam que Satanás perderá seu espírito e os filhos da perdição que tem um corpo (como Caim) perderão o corpo e o espírito. Ou seja, eles serão desintegrados e voltarão a ser meras inteligências - sem possibilidade alguma de progresso.Isso, porém, não é verdade. Não é o que lemos nas escrituras e nem nas citações dos profetas. Lemos que a Expiação de Cristo proporcionará um corpo ressurreto para todos os que viveram na mortalidade - e isso inclui os que se tornaram filhos da Perdição neste Estado (Alma 11:41 e D&C 76:42-48). Esse corpo (obtido NESTE estado) nunca mais morrerá, após a ressurreição (Ama 12:16-18).

Citações

As seguintes declarações dos profetas reforçam e esclarecem que a doutrina da aniquilação final é equivocada:
O Presidente Brigham Young disse:
Não existe o que chamamos de extermínio, pois não podeis destruir os elementos de que são constituídas a coisas.(Discursos, "Julgamento Eterno", pg. 387)
O Presidente Joseph F. Smith, sexto presidente da Igreja, disse que aqueles que sofrerem a morte espiritual irão permanecer
para sempre presos às correntes da escuridão espiritual, e banidos de sua presença, reino e glória. A 'morte temporal' é uma coisa, e a 'morte espiritual' é outra. O corpo pode dissolver e extinguir-se como organismo, embora os elementos que o compõem sejam indestrutíveis ou eternos; contudo, afirmo, como sendo evidente: que o organismo espiritual é um ser eterno, imortal, destinado a desfrutar da plenitude da felicidade eterna e da plenitude da alegria, ou sofrer a ira de Deus, e a miséria - uma condenação justa, eterna. Adão morreu espiritualmente; entretanto viveu para suportar seu castigo, até poder libertar-se dele pelo poder da Expiação, através do arrependimento. Aqueles a quem a segunda morte for pronunciada viverão para sofrê-la e aturá-la, mas sem esperança de redenção. (Doutrina do Evangelho, "A Natureza Eterna da Igreja, do sacerdócio e do homem", pg. 15)
O Presidente Joseph Fielding Smith explicou:
Ao falarmos de segunda morte como morte eterna, não queremos dizer que aqueles que dela participam são sentenciados eternamente à dissolução do corpo e também do espírito. O espírito do homem é eterno e não pode morrer no sentido de deixar de existir.
(...) Ninguém jamais saberá a extensão desse castigo, exceto os que dele forem feitos participantes. Que é a mais severa punição que pode ser imposta ao homem, é evidente. Trevas exteriores é algo indescritível; sabemos apenas que significa ser colocado além da benigna e confortadora influência do Espírito de Deus - completamente banidos de sua presença."
(...) Aprendemos pelas escrituras que "esta restauração virá a todos, (...) sejam bons ou maus; e não se perderá nenhum só cabelo de suas cabeças". Porém os "perversos permanecerão como se não tivesse havido redenção, sendo-lhe apenas afrouxadas as cadeias da morte; pois dia virá em que todos se levantarão da morte e se apresentarão perante Deus, que os julgará segundo suas obras"
Esta segunda morte, portanto, não é a dissolução ou aniquilamento tanto do espírito como do corpo, mas o banimento da presença de Deus e de participar das coisas da retidão."
(...)
Esse fogo e enxofre, somos informados, é um símbolo do tormento a ser suportado pelos iníquos . Não é um fogo real, mas um tormento mental; em outras palavras é a punição descrita pelo Salvador como bicho que não morre e o fogo que nunca se apaga, e serão para todo sempre. (Doutrinas de Salvação, "Vida e Morte Espiritual", pg. 215-229)


_______________

Observação adicional: Algumas escrituras trazem a expressão "destruição tanto da alma como do corpo" (2 Néfi 1:22, 20:12). Entretanto, as mesmas simplesmente querem dizer: morte física e morte espiritual - e não aniquilação completa dos elementos. Tanto que a "alma e o corpo" serão reunidos novamente (Alma 40:19)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic