Pular para o conteúdo principal

Como é a Igreja de Jesus Cristo SUD em Cuba?

Os membros da Igreja e amigos de Havana, Cuba, posam para uma fotografia com o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, centro; o Élder Donald L. Hallstrom, da Presidência dos Setenta, à direita; o Élder Wilford W. Andersen dos Setenta, à esquerda a partir do centro; e o Élder Julio Cesar Acosta, Setenta de Área, à esquerda, no dia 15 de junho. Créditos lds.org

Cuba, um país pequeno - e, não obstante, importantíssimo na História contemporânea. Cuba é o lar de mais de 11 milhões de pessoas e é a nação-ilha mais populosa do Caribe. Após a Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, liberdades civis foram restringidas - inclusive a liberdade religiosa.

Cuba, hoje, porém, é oficialmente um Estado laico, o que significa que o Estado (governo) não tem uma religião oficial - e nem é contra a religiosidade da população.

"Durante um longo período, o governo cubano tratou as igrejas como frentes para atividades políticas subversivas, porém, em 1992, o governo mudou de discurso e alterou a Constituição, para caracterizar o Estado como laico, ao invés de ateu". (Wikipédia)

A maior parte da população se diz católica. Mas há também muitos protestantes, espiritas e membros da Santeria (de matriz africana). Há também pequenas comunidades de judeus e muçulmanos. Uma parcela significativa de cubanos se declara como não religiosos.


Igreja SUD em Cuba

O Élder David A. Bednar dedicou a e Cuba para a pregação do evangelho, em 16 de fevereiro de 2012. Ele abençoou o país e seu povo com a promessa de que a Igreja iria criar raízes no fértil solo cubano.

Em 2004 funcionários do governo no Departamento de Assuntos Religiosos de Cuba acolheram a Igreja e permitiram a criação do primeiro ramo cubano. Como não havia um local de reunião, outras igrejas permitiam que os santos dos últimos dias se reunissem em seus locais de adoração. Por cerca e dez anos a Igreja Evangélica Livre, a Igreja Cientifica Cristã e a Congregação Judaica Beth-Shalom de Havana abriram cordialmente as portas como locais para a pequena congregação de mórmons.

Em 15 de Junho de 2014, o Élder Jefrrey R. Holland visitou Cuba e organizou o segundo Ramo da Igreja no país.

“Cuba é um belo país”, disse o Élder Holland, “e o povo cubano é doce e maravilhoso. Fomos bem recebidos e tratados com bondade”.

Enquanto estava em Havana, o Élder Holland, e outros líderes da Igreja, reuniram-se com representantes do governo no Departamento de Assuntos Religiosos incluindo Caridad Diego, que dirigia o departamento. Eles também se reuniram com líderes da Igreja Católica e com os representantes do Conselho Cubano das Igrejas.

“A Igreja abençoa as pessoas e fortalece a família, onde quer que ela seja encontrada em todo o mundo”, disse o Élder Holland, “e é o que queremos fazer em Cuba”.

O Élder Donald L. Hallstrom, que acompanhou Elder Holland, observou: “Os representantes do governo e os líderes da comunidade religiosa de Cuba respeitam a Igreja porque somos honrados e dignos de confiança. Nossos membros são bons cidadãos que respeitam as leis e tradições de Cuba”.

Leia mais sobre a visita de Elder Holland à Cuba aqui.

O Élder Jeffrey R. Holland, ao centro, e outros líderes da Igreja, reunem-se com os membros do Escritório Cubano de Assuntos Religiosos, em Havana, Cuba.
A Igreja ainda não tem missionários de tempo integral em Cuba (mesmo não havendo impedimento legal), entretanto, a Igreja continua a crescer constantemente pelos esforços dos membros locais. A reaproximação dos Estados Unidos com Cuba ocorrido em 2014 e a morte de Fidel Castro teria qual impacto na propagação do evangelho?






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic