Pular para o conteúdo principal

DIFERENÇAS ENTRE A IGREJA UNIVERSAL E OS MÓRMONS

Vários dos membros conversos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias antes pertenciam a Igreja Universal. Também, muitas das pessoas que os membros do Brasil se relacionam pertencem a esta denominação evangélica. Portanto, é muito proveitoso compreender melhor as crenças e costumes da Igreja Universal.



A IGREJA UNIVERSAL
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma denominação cristã, neopentecostal (evangélica) que surgiu no Brasil em 9 de julho de 1977. É a maior congregação evangélica de nosso país, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a IURD tem mais de seis mil templos, 12 mil pastores e 1,8 milhão de fiéis ao redor do país. São cerca de 8 milhões de seguidores e 15 mil pastores em 105 países (segundo estimativas próprias) [1].
Além disso, a Igreja Universal possui muitas empresas: "A Rede Aleluia, a qual pertence a Igreja Universal, possui mais de 76 emissoras de rádio AM e FM, que cobrem mais de 75% do território nacional, e mais de 20 retransmissoras da TV Universal. Na internet, ela tem o portal Universal.org. e na mídia impressa possui a Folha Universal e as revistas PlenitudeObreiro de Fé e Mão Amiga. Na área da indústria fonográfica, a Universal conta com a gravadora Line Records, especializada no gênero gospel. A Unipro é responsável pelas publicações dos livros da Universal" [2]
A Rede Record de Televisão, o 2º Canal aberto mais assistido do Brasil é controlada pelo líder da Igreja Universal: Edir Macedo [3].

BISPO EDIR MACEDO
O Bispo Edir Macedo é um escritor, empresário e pregador. Ele fundou a Igreja Universal junto com seu cunhado R. R. Soares, que mais tarde fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus. Seus livros já ultrapassaram a marca de 10 milhões de exemplares. [4] É considerado o pastor mais rico do Brasil [5]. Ele já foi preso e acusado de vários crimes, mas nunca foi condenado, e vários dos processos foram arquivados [6].
Edir Macedo é casado com Ester Eunice Rangel Bezerra. O casal tem três filhos: Cristiane, Viviane e Moysés [7].
O líder da Igreja Universal nasceu em um lar católico e se converteu ao segmento evangélico aos 19 anos. Em 1975, decidiu fundar sua instituição religiosa, chamada de "A Cruzada do Caminho Eterno", que depois mudou para "Casa da Benção". Nos anos seguintes, mudaria seu nome em definitivo para "Igreja Universal Do Reino de Deus".

O QUE TEMOS EM COMUM
O trabalho de proselitismo é muito importante para Igreja Universal, e também o é para nós, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A Igreja Universal tem "obreiros" que são "pessoas que se dedicam a trabalhar voluntariamente por Deus, levar Sua Palavra e cumpri-La, ainda que seja difícil. Onde quer que haja uma Universal e seu trabalho voluntário, também haverá obreiros dedicando sua vida ao mandamento: Amar ao próximo como a si mesmo." [8]
A Igreja Universal tem vários grupos e realiza várias atividades sociais. Ele possuem grupo de jovens: a Turminha da Fé Teen. "Cerca de 6,8 mil conselheiros voluntários se dedicam, em todo o Brasil, a orientar os mais de 170 mil pré-adolescentes integrantes do grupo. A missão do TF Teen é clara e estimulante: por meio de ensinamentos bíblicos, almeja proteger as crianças contra os males que o mundo pode oferecer, como abusos, violência e mau comportamento, e torná-las fortes para poderem ingressar na vida adulta seguras e confiantes." [9].
Essas atividades com jovens se assemelham aos esforços da Organização dos Rapazes e Moças da Igreja SUD, e dos programas de Mutual, FSY e outros.
Entre as crenças da Igreja Universal ensinamentos a fé em Deus, o Pai e no Senhor Jesus Cristo. Eles acreditam na Bíblia como revelação de Deus. "Desde o início, a Santíssima Trindade age com poder e sabedoria, e até os dias atuais revela a Sua vontade por intermédio da Bíblia, que foi escrita por homens divinamente inspirados" [10]
A Igreja Universal também acredita no Batismo pela água; no Batismo de Fogo, pelo Espírito Santo; na Santa Ceia e na Lei do Dízimo e das Ofertas.
A Igreja Universal tem lugares de adoração especial, um deles - é o Templo de Salomão, localizado em São Paulo. Esse grande edifício, que procura reproduzir o antigo Templo Bíblico é a atual sede da Igreja Universal.

NO QUE DIVERGIMOS.
Evidentemente não concordamos com tudo o que é ensinado e pregado na Igreja Universal, embora prefiramos ver o que temos em comum, não podemos negar as doutrinas que nos foram reveladas. Assim, cremos em Deus, o Pai Eterno, em Jesus Cristo e no Espírito Santo - mas entendemos a Trindade de maneira mais peculiar- sabendo o "Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós" (D&C 130:22).
Cremos na Autoridade do Sacerdócio - e que a mesma é transmitida não apenas por revelação, mas por imposição de mãos de quem antes já recebera autoridade (Regras de Fé 5-6). Assim, ninguém se torna bispo ou pregador, sem antes receber a devida autoridade.
Também não focamos tanto em ofertas financeiras, de tal modo que não há recolhimento de ofertas durante as reuniões. O clero da Igreja SUD é voluntário. Na Igreja Universal os pastores são remunerados. Não se exige curso de teologia para servir na Igreja SUD.
Os Templos são lugares extremamente sagrados e não se pode tirar fotos e filmar lá dentro, depois de dedicado. Para entrar num Templo SUD exige-se grande preparação. Neste aspecto ele difere tanto dos edifícios da Igreja Universal - mesmo o "Templo de Salomão" que qualquer comparação é desnecessária.
A Igreja SUD não possui objetos misticos que visam curar, tais como o Sal da Terra Santa [11], embora utilizemos o óleo consagrado para bênção de enfermos e aflitos. Na Igreja SUD não há discursos que visam a "teologia da prosperidade".
Os membros da Igreja acreditam em família eternas, e isso nos diferencia de algumas crenças evangélicas, que ensinam que o casamento é algo restrito a mortalidade apenas (algumas igrejas evangélicas ensinam o casamento eterno).
As reuniões da Igreja SUD são menos emotivas, e possuem um aspecto mais racional e sereno, embora as manifestações espirituais sejam recorrentes.
Os líderes da Igreja não se vestem de maneira diferenciada. Na Igreja Universal, especialmente o bispo Macedo, possui uma veste que remete as vestes do sacerdote no Velho Testamento. Temos Doze Apóstolos, eles não, pois acreditam que o espírito apostólico pode recair sobre qualquer pregador (embora eles precisem estudar formalmente teologia). Temos outras escrituras, eles focam exclusivamente na Bíblia como Palavra Unica. Eles atacam outras crenças, procurando demostrar seus erros. Os membros da Igreja evitam criticar outras religiões.
As diferenças continuam. A melhor forma de constatá-las é visitar as Igrejas e conhecer seus membros.

CONCLUSÃO.
Os membros da Igreja SUD respeitam os membros da Igreja Universal e valorizam seu trabalho para ajudar outras pessoas a conhecerem mais a Bíblia e a vencerem seus desafios. Reunimo-nos com nossos irmãos evangélicos para partilhar as bênçãos da liberdade religiosa e louvamos seus esforços para amenizar a dor. Contudo, temos diferenças, e as principais são a natureza de Deus, a doutrina das famílias eternas e dos Templos, o sacerdócio, a não aceitação da "teologia da prosperidade" e novas escrituras.

________________
NOTAS
[2] Idem a Nota 1
[3] A Rede Record, embora não pertença diretamente à instituição Igreja Universal e sim a Edir Macedo, é controlada por pastores e bispos da Universal, entre eles o bispo Honorilton Gonçalves, vice-presidente da emissora. Soma-se ainda a Central Record de Comunicação e as emissoras de rádio e televisão da igreja, tornando a IURD a maior controladora de concessões de televisão do Brasil, ultrapassando o Grupo Globo em número de emissoras próprias.
[4] Phillips, Tom Phillips (21 de julho de 2010).«Solomon's Temple in Brazil would put Christ the Redeemer in the shade». theguardian.com (em inglês). Consultado em 04/04/2015.
[5] «#1638 Edir Macedo & family»Forbes (em inglês). Forbes.com. Consultado em 17 de março de 2015. «The bulk of Macedo's fortune stems from his ownership of Rede Record, Brazil's second-largest broadcaster, which he acquired in 1990 from entertainer Silvio Santos.»
[6] "Em 24 de maio de 1992, foi preso após um culto realizado em um antigo templo da igreja localizado no bairro paulista de Santo Amaro, acusado de charlatanismo, estelionato e curandeirismo. Foi solto onze dias depois, e as acusações foram posteriormente arquivadas por falta de provas. Em 2009, novamente foi alvo de denúncias, acusado pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, mas estas acusações foram anuladas porque o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo entendeu que a matéria deveria ser julgada pela Justiça Federal. Em 2011, fora denunciado pelo Ministério Público Federal em São Paulo pelos crimes de formação de quadrilha para lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Em 2013 ele ainda estava sendo processado por autoridades norte-americanas, bem como as autoridades venezuelanas por fraude e lavagem de dinheiro." ("Edir Macedo" Wikipédia)
[7] "Edir Macedo" Wikipédia. Mais sobre o bispo Macedo: http://www.universal.org/institucional/historia-do-bispo-macedo.html
[8] "Obreiros", http://www.universal.org/
[9] http://www.universal.org/grupos-de-trabalho/ebi-e-tf-teen.html
[10] http://www.universal.org/institucional/emquecremos.html
[11] http://www.universal.org/noticias/2014/01/19/o-significado-do-sal-usado-na-igreja-28447.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic