Pular para o conteúdo principal

Mulheres nas Escrituras - parte 1 - Eva


A Gloriosa Mãe Eva

Eva ("vida" em hebraico) foi a primeira mulher da raça humana e se distingue como uma das mais valentes e nobres filhas de Deus. Suas escolhas pre-mortais a qualificaram para tornar-se a mãe de todos os povos, inclusive mãe do Senhor Jesus Cristo.

Muitas pessoas atacam Eva, condenando-a como tola ao comer do fruto proibido e dá-lo a seu marido, Adão. Segundo essas pessoas, Eva não considerara a miséria e tristeza que a Queda traria. Entretanto, este não é o ponto. Eva certamente considerou que sua escolha traria desafios, mas sem comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal ela não poderia cumprir o primeiro mandamento: multiplicar e encher a Terra.

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos ensinou: “Ao primeiro homem e à primeira mulher colocados nesta Terra, o Senhor disse: ‘Frutificai e multiplicai-vos’ (Moisés 2:28; ver também Gênesis 1:28; Abraão 4:28). Esse mandamento foi o primeiro na sequência e o primeiro em importância. Era essencial que os filhos espirituais de Deus tivessem um nascimento mortal e a oportunidade de progredir para a vida eterna” (“O Grande Plano de Felicidade”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 78).

Se Adão e Eva não tivessem partilhado do fruto, não teriam tido a oportunidade de ter filhos na mortalidade. Portanto, não teríamos podido vir à Terra para receber um corpo físico, ser testados e preparar-nos para a vida eterna — frustrando o Plano de Salvação.

O Presidente Joseph Fielding Smith resumiu a escolha apresentada a Adão e Eva no Jardim do Éden:

“O Senhor disse a Adão: Aqui está a árvore do conhecimento do bem e do mal. Se quiser continuar aqui, você não pode comer desse fruto. Se quiser permanecer aqui, eu o proíbo de comê-lo. Mas você pode agir por si mesmo e pode comê-lo se quiser. E se comê-lo, você morrerá” (“Fall—Atonement—Resurrection—Sacrament”, discurso proferido no Instituto de Religião SUD, Salt Lake City, Utah, 14 de janeiro de 1961).

O Senhor declarou: “Podes escolher segundo tua vontade” (Moisés 3:17), indicando que a Queda teria que ocorrer como resultado de uma escolha humana.

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

“Eloim [nosso Pai Celestial] sem dúvida não poderia obrigar pessoas inocentes a sair do jardim e ainda ser um Deus justo. (…) Adão e Eva — e nós — consciente e amorosamente absolvemos Deus da responsabilidade pelos ‘espinhos e cardos’ de um mundo decaído que foi pessoalmente escolhido por nós, e não que nos foi imposto por capricho” (Christ and the New Covenant: The Messianic Message of the Book of Mormon, 1997, pp. 203, 204).

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, também explicou:

“Por razões ainda não reveladas, essa transição, ou ‘queda’, não poderia ocorrer sem que houvesse uma transgressão: um exercício do arbítrio moral que constituísse uma violação deliberada de uma lei (ver Moisés 6:59). Seria uma ofensa planejada, uma formalidade que serviria a um propósito eterno. (…)

Foi Eva quem primeiro transgrediu os limites do Éden a fim de iniciar as condições da mortalidade. Seu ato, independentemente de sua natureza, foi formalmente uma transgressão, mas eternamente uma necessidade gloriosa para abrir o caminho que leva à vida eterna. Adão demonstrou sua sabedoria ao fazer o mesmo. E então Adão e Eva caíram ‘para que os homens existissem’ (2 Néfi 2:25).

Alguns cristãos condenam Eva por seu ato, concluindo que ela e suas filhas são de certa forma maculadas por causa disso. Os santos dos últimos dias não a condenam! Instruídos por revelação, celebramos a ação de Eva e honramos sua sabedoria e coragem no grande episódio conhecido como a Queda (ver Bruce R. McConkie, “Eve and the Fall”, Woman, Salt Lake City: Deseret Book Co., 1979, pp. 67–68).

Joseph Smith ensinou que não foi um ‘pecado’, pois Deus o decretara (ver The Words of Joseph Smith, comp. Andrew F. Ehat e Lyndon W. Cook, Provo, Utah: Centro de Estudos Religiosos, Universidade Brigham Young, 1980, p. 63).

Brigham Young declarou, ‘Jamais devemos culpar a mãe Eva, por pouco que seja’ (Journal of Discourses, vol. XIII, p. 145).

O Élder Joseph Fielding Smith disse: ‘Nunca classifico como pecado a parte que Eva teve na queda, tampouco acuso Adão de haver pecado. (…) Isso foi uma transgressão da lei, mas não um pecado (…), pois era algo que Adão e Eva tinham que fazer!’ (Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. I, pp. 123–124)” (“O Grande Plano de Felicidade”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 78).

Com essas declarações em mente não é possível pensar em Eva como uma pessoa tola, egoísta ou mal intencionada - mas, extramente ao contrário: Eva era sábia, altruísta e muito bem intencionada. Louvemos nossa mãe Eva por suas escolhas que possibilitaram que viéssemos a mortalidade, ganhássemos um corpo, fossemos testados e retornássemos a presença de Deus.

Além da Queda, Eva demostrou a vida inteira ser um nobre mulher - e uma grande mãe. Embora tenhamos poucas escrituras que falem dela após a Queda podemos listar o seguinte:

  • Eva foi uma fiel companheira de Adão. Ela ficou ao lado dele na expulsão do Jardim, e na introdução ao mundo solitário e triste. Certamente precisou confortar Adão muitas e muitas vezes, precisou incentivá-lo e lembrá-lo dos ensinamentos do Éden. Eva se ajoelha com Adão e orava (Moisés 5:4). Ela participava os ritos e sacrifícios de animais com o marido (Moisés 5:5).
  • Eva se regozijava nas bênçãos do Evangelho Eterno (Moisés 5:11). Certamente ela foi batizada, recebeu o dom do Espírito Santo e sua investidura completa. Ela era tão fiel e grande quando seu esposo.
  • Já pensaram no desconforto, tristeza e medo que devem ter abatido Eva várias e várias vezes após ser expulsa do Jardim? Ela não tinha nada, exceto as lembranças, ensinamentos e convênios que recebera no Jardim - e seu marido. Claro que são bênçãos maravilhosas. Ela continuou digna e recebeu ministração de anjos e ouviu a voz de Deus vindo Jardim (Moisés 5:4). Porém, ela estava expulsa da presença de Deus - e seu teste mortal era muito parecido com o nosso. Ela não tinha mãe mortal, irmã ou parentes para ajudá-la quando ficou grávida ou quando seus filhinhos começaram a crescer. Havia perigos visíveis e invisíveis. Todos os maléficos demônios focaram seus esforços em destruí-la e destruir sua família nova (Moisés 5:13). Ela precisou aprender a obter e preparar alimento e precisou aprender a fazer roupas para sua família. Ela precisou admoestar sua posteridade. Alguns de seus filhos começaram a pecar. As escrituras dizem que quando isso aconteceu Adão e Eva "não cessaram de clamar a Deus" (Moisés 5:15). Mas infelizmente alguns continuaram se rebelando. Eva viveu para ver seu filho Caim assassinar seu irmão Abel. Imagine a tristeza e profunda angustia que sentiu. E pior que ver essa tragédia familiar foi saber que seu amado filho se torara Perdição - sem esperança alguma de Salvação.
  • Depois de longos anos, a profetiza Eva deixou a mortalidade - seguindo o caminho que ela abrira para toda sua posteridade. Porém, ela estava no mundo dos espíritos aguardando a vinda de Cristo. Na revelação atual lemos: "Entre os grandes e poderosos que estavam reunidos nesta vasta congregação de justos encontrava-se (...) nossa gloriosa Mãe Eva, com muitas de suas filhas fiéis que viveram através das eras e adoraram o Deus verdadeiro e vivo" (D&C 138:38-39)


Para concluir as palavras do Presidente Henry B. Eyring, ditas às mulheres da Igreja, são pertinentes: "Pensem em Eva, a mãe de todos os viventes. O ÉlderRussell M. Nelson disse o seguinte a respeito de Eva: “Nós, bem como toda a humanidade, somos abençoados para sempre por causa da grande coragem e sabedoria de Eva. Ao partilhar do fruto em primeiro lugar, ela fez o que deveria ser feito. Adão foi sábio ao agir de maneira semelhante” (Russell M. Nelson, “Constância na Mudança”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 35.)

Toda filha de Eva tem o potencial de proporcionar a sua família a mesma bênção que Eva proporcionou à dela. Ela foi tão importante no estabelecimento das famílias que temos este relato de sua criação: “E os Deuses disseram: Façamos uma adjutora adequada para o homem, porque não é bom que o homem esteja só; portanto formaremos uma adjutora adequada para ele”.(Abraão 5:14).

Não conhecemos toda a ajuda que Eva prestou a Adão e sua família. Mas conhecemos a grande dádiva que ela concedeu, e que cada uma de vocês também pode conceder: ela ajudou sua família a ver o caminho de volta para casa, quando ele parecia difícil. “E Eva, sua mulher, ouviu todas essas coisas e alegrou-se, dizendo: Se não fosse por nossa transgressão, jamais teríamos tido semente e jamais teríamos conhecido o bem e o mal e a alegria de nossa redenção e a vida eterna que Deus concede a todos os obedientes.” (Moisés 5:11)

Vocês têm o exemplo dela para seguir.

Por revelação, Eva reconheceu o caminho de volta à presença de Deus. Ela sabia que a Expiação de Jesus Cristo tornou possível a vida eterna em família. Ela estava segura, como vocês podem estar, de que, ao cumprir seus convênios feitos com o Pai Celestial, o Redentor e o Espírito Santo cuidariam para que ela e sua família conseguissem suportar quaisquer sofrimentos e desapontamentos que surgissem. Ela sabia que podia confiar Neles.

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5–6)

Sei que Eva enfrentou tristezas e desilusões, mas também sei que ela encontrou alegria no conhecimento de que sua família poderia voltar a viver com Deus. Sei que muitas de vocês hoje enfrentam tristezas e decepções. Deixo com vocês minha bênção de que, tal como Eva, possam sentir a mesma alegria que ela sentiu ao fazerem sua jornada de volta para casa." ("Filhas do Convênio", A Liahona Maio de 2014)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic