Pular para o conteúdo principal

A Criação (Gênesis 1-2) - parte L (Criação do Homem)


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:26-28)

A revelação moderna declara que o Pai Celestial “tem um 
corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem”. 
(D&C 130:22) A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos 
Últimos Dias aceita Gênesis 1:26 e Moisés 2:26 de modo 
literal. Como filhos de nosso Pai Celestial, nosso corpo 
físico e nosso corpo espiritual são à Sua imagem.

A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos afirmaram: “Todos os seres humanos—homem e mulher— foram criados à imagem de Deus. Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos. O sexo (masculino ou feminino) é uma característica essencial da identidade e do propósito pré-mortal, mortal e eterno de cada um”. (“A Família: Proclamação ao Mundo”, A Liahona, outubro de 1998, p. 24.)

"Não há nenhum relato da criação do homem ou outras formas de vida, quando foram feitos espiritualmente. Existe apenas a simples declaração de que foram assim criados, antes de o serem fisicamente. As declarações em Moisés 3:5 e Gênesis 2:5 são interpolações inseridas no relato da criação física, explicando que todas as coisas foram primeiramente criadas em forma espiritual no céu, antes de serem colocadas nesta Terra."(Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, vol. I, p. 83.)

"Há quem afirme que Adão não foi o primeiro homem criado nesta Terra, e que o ser humano original desenvolveu-se de formas inferiores da vida animal. Tais idéias, entretanto, são teorias dos homens. A palavra do Senhor declara que Adão foi " 0 primeiro de todos os homens" (Moisés 1 :34J; temos, portanto, o dever de considerá-lo como o pai da raça humana. O Senhor mostrou ao irmão de Jarede que todos os homens foram criados no princípio segundo a imagem de Deus; e quer achemos que tal criação se referia ao espírito ou ao corpo, ou a ambos, isso nos leva à mesma conclusão: O homem iniciou sua vida neste planeta como um ser humano, semelhante a nosso Pai Celestial " É verdade que o corpo do homem inicia a sua carreira como um pequenino embrião, que se toma um bebê, vivificado até certa época pelo espírito em cujo tabernáculo se encontra, e a criança, após nascer, desenvolve-se até se tomar um homem. Nada existe neste processo, entretanto, indicando que o homem original, o primeiro da nossa raça, tenha iniciado sua existência como qualquer coisa inferior a um homem, ou menos que um germe ou embrião humano que nele se transforma. O homem, pela busca, não pode encontrar a Deus. Em hipótese alguma, sem auxílio, ele conseguirá descobrir a verdade concernente ao início da vida humana. O Senhor deve-se revelar ao homem, ou permanecer oculto; e o mesmo acontece aos fatos relativos à origem da raça adãmica - somente Deus pode revelá-la. Alguns destes fatos, entretanto, já são conhecidos, e o que nos foi dado a conhecer, temos a obrigação de aceitar e manter. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, baseando a sua crença na revelação divina, antiga e modema, proclama que o homem, por linhagem direta, é progênie da Deidade. O próprio Deus é um homem - exaltado, aperfeiçoado, entronizado e supremo. Através de seu poder total, ele organizou a Terra e tudo o que nela há, de espírito a elementos, que existem coeternamente com Ele. Deus formou cada planta que cresce, todo animal que respira, segundo a sua própria espécie, espiritual e temporalmente - " 0 que é espiritual sendo à semelhança daquilo que é temporal; e aquilo que é temporal à semelhança do que é espiritual" (D&C 77:2). Ele criou o girino e o símio, o leão e o elefante, mas não os fez à sua imagem, nem os dotou de juízo e inteligência divina. Não obstante, toda Capítulo 7 a criação animal será aperfeiçoada e perpetuada na vida futura, cada espécie em sua "prescrita ordem ou esfera", e desfrutarão de "felicidade eterna". Este fato foi deixado bem claro nesta dispensação. (Doutrina e Convênios 77:3.) O homem é filho de Deus, criado na divina imagem e investido com atributos divinos. Assim como uma criança de pai e mãe terrenos é capaz de, no devido tempo, tomar-se um homem, os descendentes ainda não desenvolvidos de parentesco celestial, são capazes de, através da experiência de anos e eternidades, tomarem-se um Deus." (A Primeira Presidência ­ Joseph F. Smith, John R. Winder, e Anthon H. Lund, em James R. Clark, comp., Messages of the First Presidency of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, 4:205-206; também parcialmente em Velho Testamento, Manual do Instituto, vaI. I, p. 31; e Debates para o Seminário de Preparação para o Templo, p. 10.)

"Não há um único homem nascido neste mundo que não tenha certa porção do Espírito de Deus, e é esse Espírito que lhe dá entendimento. Sem isso, seria apenas um animal sem entendimento, juízo, destreza ou capacidade, exceto para comer e beber, como fazem todos os irracionais. No entanto, uma vez que o Espírito de Deus dá entendimento a todos os homens estes se elevam muito acima dos animais. O homem ' foi criado à imagem do próprio Deus, a fim de que pudesse raciocinar, refletir, orar e exercer a fé; pode empregar suas energias para realizar os desejos de seu coração e, desde que aplique seus esforços na direção certa, tem direito a uma porção maior do Espírito do Todo-Poderoso, que o inspirará a adquirir mais inteligência, e a ser mais próspero e feliz nesta vida; porém, à medida que prostitui suas energias para o mal, a inspiração do Pai lhe será retirada, até tomar-se tão ignorante e rude no tocante ao conhecimento de Deus, que será tão estúpido quanto um animal irracionaL " (Joseph F. Smith, Doutrina do Evangelho, p. 58.)

"Sabemos que Jeová-Cristo, auxiliado por "muitos nobres e grandes" (Abraão 3 :22), dentre os quais Miguel é apenas um exemplo, realmente criou a Terra e todas as formas de vida vegetal e animal que existem em sua superfície. Porém, quando chegou o momento de colocar o homem neste planeta, houve uma substituição de Criadores. Isto é, o próprio Pai se envolveu pessoalmente. Todas as coisas foram criadas pelo Filho, usando o poder delegado pelo Pai, exceto o homem. Tanto no espírito como na carne, o homem foi criado pelo Pai. Não houve delegação de poder no que concerne à criação do homem." (Bruce R. McConkie, The Promised Messiah, p. 62. )   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic