Pular para o conteúdo principal

A Criação (Gênesis 1-2): Parte F (E disse Deus)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3)


Ensinou o Profeta Joseph Smith: “É pelas palavras (…) [que] todo ser opera quando opera pela fé. Deus disse: ‘Haja luz; e houve luz’. Josué falou, e as grandes luzes que Deus havia criado ficaram paradas. Elias, o profeta, ordenou, e os céus se contiveram pelo espaço de três anos e seis meses, de modo que não choveu. (…) Tudo isso foi feito pela fé. (…) A fé, portanto, opera pelas palavras; e com [palavras] suas obras mais poderosas foram e serão realizadas” [1]

O Livro de Abraão amplia o entendimento a esse respeito: " E os Deuses vigiaram aquelas coisas que eles haviam ordenado, até elas obedecerem."(Abraão 4:18). Portanto, após os "Deuses" ordenarem aos elementos (matéria-prima da Criação) eles obedeceram. Essa ordem foi literalmente um comando vocal.

Deus fala. Ele fala todos os idiomas, pois conhece todas as línguas [2]. Entretanto, possui uma linguagem pura e impoluta - a qual, a partir da Torre de Babel, se perdeu (exceto para nação Jaredita, como teremos oportunidade de explicar ocasionalmente).

O Verbo. Jesus Cristo é chamado de  "A Palavra" ou "O Verbo" (João 1:1). O Elder James E. Talmage explicou: "O Pai participou da obra de Criação através do Filho, que assim se tornou o executivo pelo qual foi efetuada a vontade, mandamento ou palavra do Pai. É absolutamente apropriado, protanto, que o Filho, Jesus Cristo, seja designado pelo Apóstolo João como o Verbo; ou como declarado pelo Pai, a palavra de meu poder (Moisés 1:32)" [3].

O Poder da Palavra. Outros exemplos do poder da palavra de Deus são: (1) uma maldição pela iniquidade ("E eis que, se um homem ocultar um tesouro na terra e o Senhor disser - Amaldiçoado seja, em virtude da iniquidade daquele que o escondeu - eis que será amaldiçoado" - Helamã 12:18) e (2) uma bênção ("Eis que tu és Néfi e eu sou Deus. Eis que te declaro, na presença de meus anjos, que terás poder sobre este povo e ferirás a terra com fome e com pestilência e destruição, segundo a iniquidade deste povo. Eis que te dou poder para que tudo quanto ligares na terra seja ligado no céu e tudo quanto desligares na terra seja desligado no céu; e assim terás poder entre este povo. E assim, se disseres a este templo que se fenda ao meio, será feito. E, se disseres a esta montanha: Desmorona e torna-te plana, assim se fará. E eis que, se disseres que Deus ferirá este povo, assim acontecerá. - Helamã 10:6-10)

"Sim, eis que, pela sua voz, tremem e estremecem as colinas e os montes. E, pelo poder de sua voz, desmoronam-se e tornam-se planos, sim, como um vale. Sim, pelo poder de sua voz treme toda a terra" (Helamã 12:9-11).

A "palavra toda-poderosa" de Deus "pode fazer com que a Terra deixe de existir" (1 Néfi 17:46). Em Salmos 29 aprendemos mais ainda sobre o poder da voz ou da palavra do Senhor: "A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano. Ele faz o Líbano saltar como um bezerro; e Siriom, como um filhote de boi selvagem. A voz do Senhor lança labaredas de fogo. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. A voz do Senhor faz as corças dar à luz, e desnuda as florestas; e no seu templo todos dizem: Glória!" (Salmos 29:3-9)

A Voz. Entretanto essa voz poderosa não é "uma voz de trovão nem uma voz de ruído tumultuoso, mas eis que [é] uma voz mansa, de perfeita suavidade, semelhante a um sussurro que penetrava até o âmago da alma" (Helamã 5:30). É também descrita como semelhante a um "ruído de muitas águas" (D&C 101:3; Ezequiel 1:24, 43:2). É uma voz mansa e delicada, porém penetrante como uma espada de dois fios (I Reis 19:12; Apocalipse 2:12)


_________
NOTAS

[1] Lectures on Faith, 1985, pp. 72–73.

[2] Devido sua onisciência e onipotência Deus conhece tudo. Morôni disse que Jesus falou com ele "face a face" - e acrescentou: "me falou com evidente humildade, como um homem fala com outro, em minha própria língua, a respeito destas coisas." (Éter 12:39)

[3] TALMAGE, James E., "Jesus, o Cristo", pg. 33

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic