Pular para o conteúdo principal

O que é Doutrina?

Doutrina é ensinamento, instrução, conjunto de conhecimento que é transmitido, é a base de uma religião ou conjunto de crença (João 18:19, D&C 128:1) que leva até a perfeição (Hebreus 6:1) - com o Pai e o Filho (2 João 1:9). A doutrina se encontra nas escrituras sagradas (2 Néfi 3:1). É a palavra de Deus e exige-se estudo dedicado para compreendê-la (D&C 11:16). Entretanto, vem primeiro por revelação (Deuteronômio 32:2, D&C 102:23, 121:45).

A palavra doutrina aparece, em português, 8 vezes no Velho Testamento, 34 vezes no Novo Testamento , 16 vezes no Livro de Mórmon, 24 vezes em Doutrina e Convênios e 2 vezes na Pérola de Grande Valor.

A doutrina advém inicialmente do Pai, que a deu a Cristo (3 Néfi 11:32).

É interessante notar que nas obras-padrão a palavra “doutrina” está sempre no singular. Quando aparece no plural, “doutrinas”, sempre se associa a algo negativo: doutrinas de homens ou de demônios (Mateus 15:9, Colossenses 2:22, 1 Timóteo 4:1, Hebreus 13:9, 2 Néfi 3:12, 2 Néfi 28:9, 12 e 15, Alma 1:18, D&C 46:1, Joseph Smith - História 1:9). Não que seja errado utilizar a palavra doutrinas (plural), pois se encontra, por exemplo, na introdução do Livro de Mórmon e no cabeçalho de algumas sessões de Doutrina e Convênios (que não são texto direto das escrituras), mas parece haver uma lição - e é: há somente uma doutrina verdadeira que está em Cristo (D&C 10:62).

A doutrina do evangelho de Jesus Cristo “é pura” (Jó 11:14), “boa” (Provérbios 4:2), maravilha quem a ouve (Mateus 22:33, Marcos 11:18) e corrige (Isaías 29:24). É o texto daquele que ensina com autoridade (Marcos 1:22), inclusive a mensagem dos apóstolos (Atos 2:42) e élderes da Igreja (1 Timóteo 4:16, 5:17, 2 Timóteo 4:2). Deve ser vivida (1 Timóteo 4:6, Tito 1:9, D&C 101:78).

Deve ser ensinada, pelos pais, aos filhos (Efésios 6:4, D&C 68:25). Na realidade, o Senhor deu o mandamento de que a “doutrina do reino” fosse ensinada diligentemente pelos seus santos com a promessa de que Sua graça os acompanharia e que seriam, então, instruídos mais perfeitamente em diversos assuntos - teoria, princípio, lei do evangelho, etc. (D&C 88:77-78, 97:14)

O Senhor não se agrada que se dispute sobre os pontos de sua doutrina (3 Néfi 11:28), pois sua doutrina não é cólera - mas sim “que estas coisas devem cessar” (3 Néfi 11:30). Os verdadeiros pontos de sua doutrina, quando incorporados, nos ligam a Deus, nos tornando Seu Povo (3 Néfi 21:6).

Aqueles que a aplicam se desviam dos “laços da morte” (Provérbios 13:14). Porém, há muitas doutrinas falsas, doutrinas de homens (Mateus 15:9, Efésios 4:14, Hebreus 13:9, Apocalipse 2:14-15, Joseph Smith - História 1:9) e de demônios (1 Timóteo 4:1, D&C 46:7) - que não salvam (Colossenses 2:22).

Satanás procura nos fazer crer que a doutrina de Cristo é “uma coisa louca e vã” (3 Néfi 2:2). Ele “incita o coração do povo a contender” com relação a doutrina”, torcendo as escrituras e não as compreendendo (D&C 10:63).

Algumas pessoas, com o fito de obter riquezas e honrarias, ensinam “mais ou menos” do que a doutrina de Cristo preceitua - “doutrinas falsas, vãs e tolas” - e como recompensa tem um alicerce de areia e as portas do inferno estão escancaradas para eles (2 Néfi 28:9, 15; Alma 1:16, 3 Néfi 11:40).

Inclui os seguintes ensinamentos: fé em Cristo, arrependimento, batismo, imposição de mãos para o recebimento do Espírito Santo, redenção do gênero humano, ressurreição dos mortos, salvação no Reino de Deus, juízo eterno (Hebreus 6:2, 3 Néfi 11:32-36, D&C 10:67, D&C 138:19). Os que edificam sobre isso edificam sobre a Rocha de Cristo e as portas do inferno não prevalecem (3 Néfi 11:29).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic