Pular para o conteúdo principal

A Criação (Gênesis 1-2) - parte K (Façamos)

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou. (Gênesis 1:26-27)

Façamos. Essa passagem de escritura revela que, pelo menos na criação do homem Deus não estava sozinho, afinal o concordância traz propositalmente "façamos" e "nossa". Sobre isso, as passagens da Pérola de Grande Valor nos ajudam no entendimento: 

"E eu, Deus, disse ao meu Unigênito, que estava comigo desde o princípio: Façamos o homem a nossa imagem, segundo nossa semelhança; e assim foi. E eu, Deus, disse: Que eles tenham domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do ar e sobre o gado e sobre toda a terra e sobre toda coisa rastejante que rasteja sobre a Terra. E eu, Deus, criei o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os." (Moisés 2:26-27, itálicos adicionados)

"E os Deuses aconselharam-se entre si e disseram: Desçamos e formemos o homem a nossa imagem, segundo nossa semelhança; e dar-lhe-emos domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do ar e sobre o gado e sobre toda a Terra e sobre todas as coisas que rastejam sobre a Terra. Então os Deuses desceram para organizar o homem a sua própria imagem, para formá-lo à imagem dos Deuses, para formá-los, homem e mulher." (Abraão 3:26-27, itálicos adicionados)

"Sabemos que Jeová-Cristo, auxiliado por "muitos nobres e grandes" (Abraão 3:22), dentre os quais Miguel é apenas um exemplo, realmente criou a Terra e todas as formas de vida vegetal e animal que existem em sua superfície. Porém, quando chegou o momento de colocar o homem neste planeta, houve uma substituição de Criadores . Isto é, o próprio Pai se envolveu pessoalmente. Todas as coisas foram criadas pelo Filho, usando o poder delegado pelo Pai, exceto o homem. Tanto no espírito como na carne, o homem foi criado pelo Pai . Não houve delegação de poder no que concerne à criação do homem." (Bruce R. McConkie, The Promised Messiah, p. 62)


Semelhança de Deus. Novamente, graças as escrituras da Pérola de Grande Valor, aprendemos que ele criou "o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os" (Moisés 2:27, itálicos adicionados). "Então os Deuses desceram para organizar o homem a sua própria imagem, para formá-lo à imagem dos Deuses" (Abraão 3:26-27, itálicos adicionados).

E também: "E esse era o livro das gerações de Adão e dizia: No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. À imagem de seu próprio corpo, homem e mulher,criou-os; e abençoou-os e chamou seu nome Adão, no dia em que foram criados e se tornaram almas viventes na terra, sobre o escabelo de Deus" (Moisés 6:8-9)

O Elder L. Grand Richards disse: "A simples história relatada pelo profeta Joseph Smith, e sua entrevista com Pai e Filho, torna fácil compreender os ensinamentos da Bíblia quanto a este importante assunto [da Personalidade do Pai e do Filho]. (...)
Têm sido feitas tentativas para explicar que essa criação foi feita somente a imagem espiritual e semelhança de Deus, mas após ler a simples palavras de Joseph Smith [em sua teofania, conhecida como Primeira Visão] pergunta-se como um historiador poderia ter feito uma declaração mais clara e compreensível sobre o que é efetivamente aconteceu na criação do homem, especialmente ao se ler: "E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete" (Gênesis 5:3)
Joseph Smith verificou que era feito tão literalmente à imagem e semelhança de Deus e Jesus Cristo, como Sete era a imagem e semelhança de seu pai Adão." (Uma Obra Maravilhosa e um Assombro, pg. 15)

O Presidente Brigham Young declarou: "O homem foi criado à imagem de seu Criador (...) do qual é a exata semelhança, tendo , como ele, olhos, testa, sobrancelhas , nariz, faces, boca, queixo e orelhas, exatamente como nosso Pai Celestial." (Citado por Ludlow, em Latter-day Prophets Speak, pg. 278)

Embora o Presidente Young s e referisse a o homem, esse termo se aplica também à mulher. Os profetas modernos pronunciaram-se a respeito da existência de uma mãe celestial. A Primeira Presidência (Joseph F. Smith , John R. Winder e Anthon H. Lund) confirmaram esta doutrina
em 1908 , com as seguintes palavras: "Todos os homens e mulheres são à semelhança do Pai e Mãe universal, e são literalmente filhos e filhas da Deidade." (Citado por Clark, Messages of the First Presidency, Vol . 4, pg. 203).

O Elder Joseph Fielding Smith , após citar Gênesis 1 :26-27, declarou também: "Não é incorreto crer que os espíritos femininos foram criados à imagem de uma 'Mãe Celestial'." (Answers to Gospel Questions, Vol. 3 , pg. 144)

Domínio. Deus deu ao homem e a mulher domínio sobre a Terra.

"O Élder Joseph Fielding Smith, quando era membro do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu que ter “domínio” significa ter responsabilidade. (Ver The Way to Perfection, 6ª ed., 1946, p. 221.) Ter domínio sobre todas as coisas vivas é uma responsabilidade sagrada que não deve ser exercida de maneira inadequada. (Ver D&C 49:19–21; 59:17–20; 104:13–18; 121:39–46.)" (Manual do Aluno do Curso da Pérola de Grande Valor, pg. 8)

O Élder Sterling W. Sill, quando era assistente do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Uma das mensagens mais inspiradoras de todas as sagradas escrituras é a história do sexto dia da criação, quando Deus fez o homem à Sua própria imagem. Ele também lhe concedeu uma série de Seus próprios atributos. Então, como o ponto culminante da criação, Deus deu ao homem domínio sobre todas as outras coisas da Terra, inclusive sobre si próprio. O dicionário define “domínio” como controle ou poder de governar. A parte mais importante do domínio dado ao homem é o autodomínio”. (Conference Report, outubro de 1963, pg. 77–78.)

Mas esse termo "domínio" pode significar mais do que responsabilidade e controle sobre a Terra e demais criações. Aprendemos na Perola de Grande Valor que Adão recebeu o Sacerdócio, que é o poder e Autoridade de Deus (Moisés 6:67).

"O Sacerdócio foi dado primeiramente a Adão; a ele se deu a Primeira Presidência, e teve as suas chaves de geração em geração . Recebeu-o no início , antes de ser formado o mundo, como está registrado em Gênesis 1:26-28 . Foi-lhe dado domínio sobre todo ser vivente . Ele é Miguel, o Arcanjo , de quem se fala nas Escrituras." (Smith , Ensinamentos, pg. 153).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic...

Quem é João, o Autor de Apocalipse?

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João, seu servo (Apocalipse 1:1) Zebedeu, um judeu, teve dois filhos muito conhecidos por toda cristandade. Eles foram chamados de Boanerges pelo Salvador, que significa filhos do trovão[1] (Marcos 3:17). O primeiro é Jacó, que por conveniência das (más) traduções, chegou até nós como Tiago (forma grega do hebraico Jacó). E o segundo é João. O nome de João significa "dom de Jeová". Esse João junto com seu irmão Tiago foram escolhidos para servirem no primeiro Quórum de Doze Apóstolos, formado pelo Senhor enquanto estava na mortalidade (Mateus 12:1-5). Mais tarde os dois irmãos, junto com Pedro formaram o Quórum da Primeira Presidência da Igreja Primitiva[2]. João e Tiago eram pescadores e tal como Pedro e André deixaram suas redes para seguirem o Salvador, e tornarem-se pescadores de homens (Mateus 4:18-22)...

Introdução à Teologia

O que é Teologia?  Essa é a pergunta vital para iniciarmos estudos nesta área. Antes, porém, de trazer uma definição é útil contar que a Teologia sempre foi uma disciplina de interesse dos santos dos últimos dias. Um trecho da História da Igreja ilustra isso: “Depois dos primeiros esforços da Escola de Profetas, em 1833, a Escola dos Élderes reunia-se durante os dois invernos seguintes, quando os homens não estavam tão ocupados trabalhando na fazenda ou em suas designações missionárias. Ela reunia-se em uma sala de aproximadamente nove por onze e meio metros, no andar térreo da oficina tipográfica, logo a oeste do templo. Seu propósito era o de preparar homens que iriam sair como missionários ou para servir em outros chamados da Igreja. O currículo incluía gramática inglesa, redação, filosofia, governo, literatura, geografia e história antiga e moderna.  A teologia, porém, era a matéria que recebia maior ênfase. Um importante resultado da Escola dos Élderes foi uma ...